Em um escritório de contabilidade, assim como em qualquer outra empresa, é essencial contar com estratégias que contribuam para o bom andamento das atividades e para a maior satisfação de todo o time. O treinamento de equipe é uma delas.
Devemos levar em consideração que, quanto mais o negócio oferecer insumos para seus colaboradores crescerem e se desenvolverem, melhor será para os resultados do empreendimento. Afinal, contará com talentos mais qualificados e engajados para exercerem diferentes tipos de demandas e desafios.
Mas, na prática, quais são os ganhos de implementar o treinamento em seu negócio? A seguir, selecionamos alguns dos principais. Continue a leitura e saiba mais!
1. Maior capacitação dos profissionais
O primeiro ganho está diretamente relacionado à capacitação dos profissionais. Suponhamos que ao fazer uma avaliação de desempenho de todo o time, o negócio identifique que há gaps em comum para grande parte dos profissionais. Um deles, inclusive, é o de liderança.
Não há a percepção por parte do time que as pessoas de seu empreendimento estejam 100% aptas para exercerem cargos de maior complexidade, o que leva à necessidade de estabelecer estratégias para superar esse desafio.
Nesse sentido, os treinamentos se destacam. Quando você tem compreensão de quais são as principais competências que precisam ser desenvolvidas e busca alternativas para isso no mercado, consequentemente terá pessoas performando melhor. Quanto maior for performance, melhor serão os resultados do escritório de contabilidade.
2. Aumento da produtividade
Um diferencial que está diretamente ligado ao anterior é o aumento da produtividade. A partir do momento que a gestão identifica as lacunas de seus colaboradores e oferece insumos para que elas sejam preenchidas, há um desenvolvimento mais efetivo das demandas.
Exemplo: suponhamos que, no time de Departamento Pessoal do negócio, as pessoas ainda têm muitas dificuldades no que diz respeito a traçar estratégias para otimizar a etapa de elaboração das folhas de pagamento.
Quando você encontra uma capacitação voltada especificamente para esse tema, naturalmente esses profissionais tendem a cumprir suas atividades em um período mais ágil do que o normal.
Sendo assim, na empresa como um todo, há a possibilidade de equipes poderem focar em questões mais estratégicas, o que contribui para que o escritório tenha um significativo diferencial competitivo em relação à concorrência.
3. Redução da taxa de turnover
Hoje, o Brasil presencia um paradoxo: ao mesmo tempo em que as taxas de desemprego estão altas, há também o que se chama “a grande demissão”. De acordo com o Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), apenas no mês de março de 2022 houve um crescimento de 37% dos pedidos de desligamento em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em outras palavras, pessoas qualificadas estão ficando mais exigentes e saindo em busca de organizações que melhor se adaptam às suas necessidades, aos seus valores e ao que consideram importante em uma empresa (flexibilidade de horários e de benefícios, por exemplo).
Quando há o investimento em treinamento de equipe, você transmite a ideia para a equipe como um todo de que o negócio se preocupa com o desenvolvimento profissional de cada pessoa do time.
Dessa forma, ela estará mais engajada para cumprir suas atividades, o que reflete diretamente na redução da taxa de turnover e em custos reduzidos com gestão de pessoas — lembre-se sempre de que contratar e desligar pessoas geram gastos para a empresa.
4. Melhora do clima organizacional
Clima organizacional é a percepção de profissionais em relação a políticas e processos de um negócio. Para identificar como está o clima de sua empresa, é preciso aplicar a pesquisa de clima.
Nela, há um questionário no qual as pessoas poderão trazer o seu ponto de vista sobre diferentes aspectos de sua experiência em relação ao negócio: tanto de política de benefícios quanto de lideranças, desenvolvimento, entre outros.
A partir do momento que há mais motivação na empresa e um melhor engajamento, consequentemente o clima organizacional também tende a ficar positivo. Entre os diferenciais que a empresa pode usufruir por meio disso estão:
- Melhorias no ambiente de trabalho, em que as pessoas terão mais satisfação em se ajudarem e crescerem juntas;
- Melhorias para a comunicação interna, uma vez que as tomadas de decisão serão mais baseadas em dados e vai haver um espaço de troca entre as pessoas;
- Boa imagem da empresa perante o mercado, contribuindo para trazer mais talentos qualificados;
- Aperfeiçoamento contínuo das lideranças, entre outros.
5. Aumento do engajamento
Chegamos a mencionar sobre engajamento um pouco mais acima. Porém, esse é um ponto tão importante que merece um tópico apenas para ele.
De acordo com um recente estudo conduzido pela Gallup, empresa global de consultoria, apenas 21% dos funcionários estão ativamente engajados em todo o mundo. Inclusive, nos últimos dois anos, o número de pessoas engajadas teve uma estagnação, uma vez que até o ano de 2020 estava em constante crescimento.
Como vimos, treinamentos refletem diretamente no engajamento das pessoas. Você proporcionará ao seu time oportunidade de se desenvolver e de superar desafios comuns do dia a dia, o que contribui para entregas cada vez mais expressivas.
6. Estímulo ao surgimento de lideranças
Quando você aplica treinamento de equipe na empresa, tem como diferencial o aperfeiçoamento das lideranças. Porém, também é uma oportunidade para que o empreendimento estimule o surgimento de novas lideranças.
É preciso levar em consideração a necessidade de sempre desenvolver pessoas para assumirem cargos de maior complexidade. Assim, se uma atual gestão se deslocar de função ou até mesmo resolver ir para outros desafios no mercado, você já terá em mente alguém que está apto e capacitado para assumir esse posto, reduzindo os riscos de o negócio ficar prejudicado.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a importância do treinamento de equipe e como isso impacta na qualidade de vida no trabalho e nos resultados da empresa. Como vimos, ao implementar essa estratégia, você não apenas contribuirá para o desenvolvimento de talentos mais qualificados, como também terá a possibilidade de se destacar em um mercado tão competitivo.
Gostou deste material? Para entender um pouco mais sobre como ter uma liderança contábil em seu negócio, continue no blog e confira mais um texto que escrevemos sobre a temática!