O avanço da tecnologia provocou mudanças em diversos setores das empresas. Nesse sentido, a transformação digital no RH chama a atenção principalmente pela extensão dos seus impactos. Afinal, essa é uma área que suporta as demais, oferecendo apoio aos colaboradores em suas rotinas.
Cada organização tem suas particularidades. Dessa forma, o conceito pode ter aplicações diferenciadas conforme o cenário. Contudo, uma característica é comum a todas: a inclusão da tecnologia facilita os processos, as atividades e a comunicação.
Neste texto, vamos abordar os principais efeitos causados pelas mudanças tecnológicas inseridas e fomentadas pela área de recursos humanos e como elas podem ser benéficas para a empresa. Confira!
Inovação no uso de ferramentas
O uso de ferramentas inovadoras é bastante difundido em diversos setores, como o de desenvolvimento de produtos e de vendas. Entretanto, esses softwares podem performar muito melhor quando existe uma integração entre todas as áreas da empresa. A transformação digital proporciona isso.
Essa evolução faz parte do chamado RH 3.0. Ele é assim denominado porque visa à utilização de metodologias modernas e avançadas em prol de um RH mais estratégico e potencializado. Entre as principais formas de implementá-lo, está o uso de Business Intelligence (BI), de people analytics e de automação de processos.
Cada um desses métodos promove um benefício diferente. Por meio do BI, é possível fazer uma análise mais completa e aprofundada da empresa como um todo. Já o people analytics busca um entendimento melhor das pessoas que compõem suas equipes, a fim de aprimorar suas habilidades e superar suas dificuldades. Por fim, a automação de processos melhora a execução de atividades repetitivas, como a efetuação de cálculos.
Mais precisão nos processos de recrutamento e seleção
As contratações equivocadas custam caro para as empresas, uma vez que aumentam a taxa de turnover e, consequentemente, os gastos com desligamentos de funcionários e a realização de novos processos seletivos.
Na atualidade, é possível contar com diversas ferramentas tecnológicas que tornam o recrutamento e seleção mais acertados. Quando realizada de forma manual, a triagem de currículos, por exemplo, acaba demandando muito tempo por parte dos recrutadores. Já com a implementação de plataformas digitais, os currículos podem ser recebidos online e analisados por algoritmos que avaliam a compatibilidade do candidato com a vaga.
As etapas das entrevistas e avaliações dos profissionais também podem ser facilitadas. A adoção de softwares especializados permite a inserção do desempenho dos candidatos e, a partir daí, a análise daqueles que se sobressaíram nos testes aplicados e estão mais capacitados para ocupar o cargo.
Automatização das atividades operacionais
Os principais objetivos de qualquer nova tecnologia são facilitar, aprimorar e agilizar a execução de uma determinada tarefa. Assim sendo, ao implementar uma transformação digital no RH da sua empresa, essas serão as primeiras vantagens percebidas.
A começar pelas rotinas internas do departamento pessoal. Cálculos contábeis, folha de pagamento e gestão de benefícios podem ser automatizados. Isso gera uma economia de tempo considerável, além de diminuir a ocorrência de equívocos.
As demais rotinas do RH também podem ganhar softwares que facilitem a rotina dos profissionais. Um sistema que apoia o processo seletivo e a gestão dos treinamentos, por exemplo, pode ajudar a conferir maior precisão na escolha tanto dos melhores candidatos quanto dos treinamentos mais adequados para cada perfil de funcionário.
Aumento de produtividade e eficiência
Em consequência das automações, a produtividade do time de recursos humanos aumenta consideravelmente. Afinal, boa parte do trabalho que levava horas para ser feito pode ser entregue em poucos minutos. Isso gera não apenas uma economia de tempo, mas também uma possibilidade de melhor aproveitamento das qualidades de cada membro da equipe.
Os profissionais do setor ficarão mais livres para apresentar novas propostas de melhorias. Eles também terão mais tempo para dedicar a questões mais detalhadas e específicas de cada colaborador, aumentando a proximidade do setor com o restante da empresa.
Facilitação do processo de tomada de decisão
A transformação digital no RH possibilita a geração de uma diversidade muito maior de dados sobre os funcionários. Diante disso, o cruzamento das informações por meio de BI ou de outras ferramentas gerenciais gera um conhecimento novo que pode ser mais amplo e ao mesmo tempo mais aprofundado.
Todo esse material serve como base para tomadas de decisões mais acertadas e confiantes. É possível montar relatórios com diferentes visões em questão de segundos e agilizar o trabalho tanto dos analistas quanto dos gestores.
Além disso, com a implantação de um fluxo automatizado de processos, as etapas podem ser controladas de forma digital e automática. Imagine substituir a papelada a ser assinada na mesa do diretor por uma tela com um botão de aceite e todo o histórico e documentação relacionados no anexo.
Maior flexibilidade na execução das atividades
A internet revolucionou a forma como vivemos. Em adição a isso, o surgimento e a popularização dos smartphones promoveram uma mudança ainda mais importante e substancial tanto nas questões pessoais quanto nas profissionais.
Como consequência, o mobile passou a ser uma referência cotidiana. Então, assim como temos a flexibilidade de utilizar serviços bancários, e-mail, redes sociais e aplicativos para diversos fins em qualquer lugar, as empresas podem oferecer essas facilidades aos seus funcionários.
Imagine que uma solicitação precisa ser aprovada com certa urgência pelo diretor financeiro, mas ele está em um evento externo. Se o sistema da sua empresa for apenas local, ele não conseguirá fazer essa aprovação, e isso pode implicar multas e outros tipos de prejuízos.
Agora, com um sistema em nuvem e integrado a um aplicativo para celular, o problema seria resolvido de forma rápida e prática. Ele poderia aproveitar um momento de intervalo do evento para fazer isso, sem precisar afetar seu aproveitamento.
Melhora na comunicação interna
A falta de comunicação ou compartilhamento equivocado de informações afeta diretamente a performance das equipes. Isso porque, a transmissão de um dado errado, por exemplo, leva a erros que exigem retrabalho, o que causa desperdício de tempo e recursos.
Nesse sentido, a tecnologia no RH contribui para a melhora da comunicação interna, possibilitando o uso de ferramentas que conectam todos os setores. Dessa forma, com um único clique é possível trocar informações e fazer correções em tempo real.
Com as plataformas em nuvem, os profissionais podem colaborar na construção de relatórios e de outras atividades que fazem parte do seu cotidiano, de qualquer lugar em que estejam.
Sem falar que com a implementação de aplicativos de mensagens e murais de recados, pode-se enviar avisos coletivos, tirar dúvidas e certificar-se de que todos os colaboradores estão a par de suas responsabilidades em um projeto.
Acompanhamento dos indicadores de desempenho
Acompanhar os indicadores de desempenho coletivos e individuais é imprescindível para verificar o nível de adaptação do colaborador dentro da equipe e da empresa, bem como analisar o sentimento de pertencimento dele ao ambiente de trabalho.
Graças aos sistemas informatizados, as empresas podem coletar e analisar uma série de dados referentes à atuação dos seus profissionais. Essas informações podem ser organizadas e apresentadas em relatórios e gráficos que facilitam a interpretação do time de RH.
Assim, é possível entender o seu cenário interno e desenvolver planejamentos estratégicos para implementar melhorias contínuas na gestão de pessoas e no clima organizacional — fator que reflete diretamente no aumento da produtividade dos colaboradores.
Maior engajamento entre os colaboradores
O último impacto que vamos destacar é a melhoria no engajamento dos colaboradores. Não só entre eles, mas na relação com gestores e clientes. Uma empresa que se mantém atualizada e inovadora provoca um sentimento de empolgação em seus funcionários. Eles ficam ávidos pelos próximos passos e sentem mais confiança no sucesso do negócio.
Ações que incentivem o uso de aplicativos para carona compartilhada, por exemplo, ajudam os funcionários a se deslocarem com mais conforto e segurança e ainda contribuem na redução dos custos com vale-transporte. Além disso, os valores economizados podem voltar para eles em forma de bonificação, como forma de motivar a ação. Sem contar que também aproxima pessoas que talvez não tivessem tanto contato no dia a dia.
Redução de custos
Contratar funcionários que não estão alinhados aos objetivos e perfil da empresa e pedem demissão em poucos meses ou lidar com erros provenientes de falhas na comunicação interna são situações que elevam os custos das empresas.
O uso da tecnologia para automatizar os processos de RH e as operações da companhia contribuem para a redução de custos. O dinheiro economizado pode ser aplicado em novos investimentos que impulsionem os resultados da organização.
Além disso, as ferramentas tecnológicas também realizam tarefas repetitivas e burocráticas, liberando os profissionais do departamento pessoal para se dedicar às questões estratégicas da área.
Concluindo, a transformação digital no RH promove diversos impactos tanto no setor quanto na organização como um todo. Aproveitar esse movimento é, sem dúvida, uma forma de ajudar a empresa a crescer e destacar-se positivamente no mercado. Então, se o seu negócio ainda não conta com nenhuma dessas tecnologias citadas ao longo deste texto, é melhor começar a pensar um pouco mais no assunto.
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