Pesquisar

Técnicas de recrutamento e seleção: confira as melhores

Quer atrair talentos alinhados com os objetivos da sua empresa? Confira as melhores técnicas de recrutamento e seleção para contratações eficientes!

Tópicos do Post

Um time de alta performance e alinhado com os seus objetivos e valores é parte fundamental do sucesso de uma empresa no mercado. Isso começa pelas técnicas de recrutamento e seleção, que ajudam a identificar os talentos mais compatíveis com a vaga disponível e a cultura da organização.

A análise do currículo é imprescindível para saber quais são as qualificações e experiências de um candidato à vaga de emprego, mas não é o suficiente para determinar se ele está de acordo com o que a companhia realmente precisa. As estratégias usadas no processo para contratação servem, justamente, para conhecer os candidatos além das informações descritas no documento.

Quer atrair os melhores talentos para a sua empresa? Confira, neste post, algumas das melhores técnicas de recrutamento e seleção!

Qual é a importância das técnicas de recrutamento e seleção para empresas?

As técnicas de recrutamento e seleção são processos que visam a facilitar a contratação de colaboradores. Elas contribuem para que a equipe de recrutadores possa avaliar diferentes requisitos dos profissionais que se candidatam às vagas de emprego da empresa.

A partir da aplicação dessas técnicas, é possível identificar quais candidatos apresentam as competências técnicas e comportamentais, além dos valores desejados pela organização. Dessa forma, você pode contratar funcionários alinhados ao cargo disponível e à cultura organizacional da companhia.

Na prática, o resultado é o aumento da produtividade, já que passa a contar com profissionais devidamente capacitados para as suas funções e que se adaptam melhor ao ambiente de trabalho. Isso os motiva a vestir a camisa da marca empregadora.

Segundo uma pesquisa da Right Management, consultoria global de carreira, colaboradores motivados são 50% mais produtivos. O uso das técnicas de recrutamento e seleção também colaboram para o desenvolvimento dos profissionais.

As pessoas contratadas tendem a ter mais segurança em sua posição, sentem-se mais acolhidas e estimuladas a aprender e entregar melhores resultados em suas atividades.

Tudo isso impacta positivamente a fidelização de talentos, uma vez que os profissionais contratados estão mais preparados para lidar com os desafios da sua rotina de trabalho e se adaptam melhor à empresa. Assim, a companhia reduz custos com a alta rotatividade de colaboradores.

Quais são as melhores técnicas de recrutamento e seleção?

Existem diversas técnicas de recrutamento e seleção, que se diferenciam pela abordagem que fazem e quais características podem revelar dos candidatos à vaga de emprego. Veja, a seguir, as melhores estratégias para a sua organização.

Mapeamento de valores

Quando um profissional não compartilha dos mesmos valores que a empresa, ao longo do tempo, podem surgir conflitos entre as duas partes, levando à sua demissão. Nesse sentido, é importante que o candidato tenha não apenas as competências técnicas, mas também, o perfil comportamental desejado para o cargo e para uma boa convivência na companhia.

Para analisar se os profissionais estão alinhados à empresa, o RH pode fazer o mapeamento de valores. Consiste em avaliar durante o processo seletivo se os candidatos estão de acordo com a cultura organizacional defendida pela empresa.

Gamificação

A gamificação é definida como o uso de técnicas utilizadas em games em situações de não jogo. Nela, as características de competição são adaptadas para outros contextos, a fim de motivar e tornar uma atividade mais prazerosa para os seus participantes.

Essa técnica pode ser aplicada para conhecer os aspectos comportamentais e de personalidade relacionados a cada candidato. Uma forma de se fazer isso é por meio da simulação de situações reais ou fictícias para observar como os candidatos reagem a elas, o que mostra como tendem a responder no dia a dia da empresa.

Mapeamento de competências

Com o mapeamento das competências, o time de recrutadores pode avaliar conhecimentos, habilidades e atitudes dos candidatos, verificando se são compatíveis com a vaga em aberto. Para isso, o primeiro passo é definir quais são as competências relevantes para o cargo.

Em seguida, é necessário criar situações que estimulem os profissionais a colocarem as suas competências em prática. Por último, basta analisar quais conhecimentos são utilizados pelos candidatos e o nível de desenvolvimento e performance de cada um.

Testes psicológicos

Os testes psicológicos ajudam a mensurar diferentes características sobre a personalidade dos candidatos. Além disso, apontam o seu nível de atenção, inteligência e raciocínio.

Vale ressaltar que os testes psicológicos têm base científica, o que significa que devem ser aplicados apenas por psicólogos, que são os profissionais capacitados para interpretar os seus resultados corretamente. As características extraídas a partir desses testes contribuem para uma tomada de decisão mais acertada no processo seletivo.

Seleção interna

A seleção interna é uma ótima opção para as empresas que buscam profissionais que já estejam alinhados com a sua cultura organizacional e queiram valorizar os seus colaboradores.

Além disso, essa técnica de recrutamento e seleção ajuda a economizar recursos, pois é mais fácil e rápido identificar quais são os profissionais ideais para as vagas abertas, inclusive, porque o perfil deles já é conhecido pelo RH.

Antes de tudo, é preciso consultar os dados dos colaboradores internos e checar quais estão qualificados para a vaga em questão. Depois, comunique-os sobre a oportunidade, convidando-os para participar do processo seletivo interno.

Faça testes para avaliar qual é o profissional mais adequado para a função e dê feedbacks para aqueles que não forem aprovados. Isso ajuda a motivá-los a se candidatar para oportunidades futuras.

Como a gestão de benefícios impacta a atração e retenção de talentos?

Embora a remuneração ainda seja um dos principais atrativos avaliados pelos profissionais em uma vaga de emprego, os benefícios oferecidos pela organização também são responsáveis por atrair talentos.

Diante disso, ter uma gestão de benefícios eficiente e com serviços realmente vantajosos para os seus colaboradores ajuda a atrair mais profissionais para os processos seletivos e mantê-los na companhia depois da contratação.

Investir na inovação e em qualidade de vida é um grande diferencial na hora de escolher quais benefícios serão oferecidos aos seus funcionários. Um exemplo disso são os aplicativos que auxiliam na mobilidade dos colaboradores, permitindo que percam menos tempo no trânsito e tenham a sua rotina facilitada.

As técnicas de recrutamento e seleção contribuem para que os recrutadores identifiquem diferentes aspectos relacionados aos candidatos às vagas e tomem decisões mais acertadas. Com isso, possibilitam a construção de equipes formadas por profissionais com qualidade técnica e alinhados com os valores e objetivos da empresa, combinação capaz de impulsionar os seus resultados.

Quer otimizar o seu recrutamento e seleção? Veja a importância do recrutamento inteligente!

Compartilhe esse post!
Posts relacionados
Artigos mais recentes
Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos sobre
gestão corporativa e soluções inovadoras

Ao inscrever na newsletter da VR Mobilidade, você aceita receber nossas comunicações de acordo com a nossa política de privacidade.

plugins premium WordPress