Você sabe o que todo negócio de sucesso tem em comum? Uma equipe satisfeita com o seu ambiente de trabalho. Para isso, é fundamental desenvolver o sentimento de pertencimento dos seus colaboradores. Mais do que um local para trabalhar e ganhar um salário, sua empresa deve ser o lugar onde os profissionais se sentem realizados e felizes.
Quando o colaborador se sente uma parte importante e é devidamente valorizado pela companhia, a tendência é que se torne muito mais engajado e disposto a abraçar os projetos e objetivos propostos. Mas como despertar a satisfação contínua do seu time?
Neste post, vamos abordar as melhores dicas para construir o sentimento de pertencimento pela empresa. Confira!
O que é sentimento de pertencimento?
O sentimento de pertencimento nada mais é do que a ligação psicológica e emocional que o colocador tem com a empresa. É capaz de fazê-lo se sentir não apenas um funcionário que está ali para cumprir o seu papel, mas sim, parte de uma comunidade que o aceita, o acolhe e o valoriza.
Nesse cenário, a organização deixa de ser somente um lugar de relações de serviço, e passa a ser um ambiente em que os colaboradores podem desenvolver vínculos de respeito, confiança e lealdade. Mais do que satisfazê-los financeiramente, a empresa contribui para que se sintam realizados de forma pessoal e profissional.
Uma vez que esse sentimento de pertencimento é despertado, é possível colher benefícios valiosos. Entre eles, reter talentos, aumentar a satisfação e bem-estar coletivo, promover o engajamento dos colabores e torná-los embaixadores da sua marca empregadora.
Como construir o sentimento de pertencimento na empresa?
Para desenvolver o sentimento de pertencimento, é necessário ter uma política organizacional bem estruturada, que engaje os profissionais desde o primeiro contato, durante o processo seletivo. Veja, a seguir, quais são as melhores dicas para despertar esse sentimento em seus colaboradores.
1. Promova a diversidade e a inclusão
De acordo com um estudo da McKinsey and Co., consultora estratégica, as empresas com diversidade de gênero apresentam 21% de chances de serem mais bem-sucedidas. Aquelas que contam com diversidade ética e cultural têm 33% mais oportunidades de sucesso.
A promoção de diversidade e inclusão é um importante fator para gerar o sentimento de pertencimento dos colaboradores, tendo em vista que contribui para um ambiente tolerante, respeitoso e que abraça a diferença. Isso deve começar em processo se seleção que expande o seu leque e dá oportunidade para talentos de diferentes gêneros, culturas e etnias.
Além disso, é recomendável reforçar a valorização da diversidade na prática, instituindo campanhas que visem à eliminação de preconceitos, conscientizem sobre os direitos das minorias e estimulem o uso do diálogo como melhor ferramenta para solucionar conflitos.
2. Ofereça benefícios relevantes
Os benefícios que a sua empresa oferece devem ser mais do que uma obrigação trabalhista, tendo uma utilidade real para o cotidiano dos funcionários. O ideal é apostar em recursos que ajudem a melhorar a qualidade de vida, tragam praticidade e facilidades para os colaboradores.
Que tal ir além dos benefícios tradicionais, como vale-transporte e vale-refeição, e oferecer vale-cultura, bolsas de estudo, parceria com academias e horário flexível? Outra forma de contribuir com o bem-estar de seus profissionais é utilizar a tecnologia ao seu favor, com a disponibilização de aplicativos inteligentes que os ajudem a encontrar as melhores formas de se deslocar até o trabalho, sem se estressar no trânsito, por exemplo.
3. Melhore a comunicação interna
Uma comunicação interna deficitária é fonte de erros, problemas e conflitos que afetam a satisfação dos colaboradores. Partindo desse princípio, é imprescindível estabelecer uma comunicação transparente, livre de ruídos e interpretações equivocadas.
Nesse sentido, indica-se implementar um canal de comunicação centralizado, em que todos os colaboradores recebam as informações pertinentes para os seus trabalhos, avisos e que possam tirar as suas dúvidas de forma instantânea.
4. Ofereça reconhecimento profissional
Quando falamos sobre o engajamento dos colaboradores, o reconhecimento profissional é um fator indispensável para mantê-los estimulados e com brilho nos olhos sempre que iniciam um novo projeto. Um ambiente de trabalho que não valoriza os seus talentos está sujeito a perdê-los para as empresas concorrentes.
Sendo assim, é necessário reconhecer o bom desempenho dos seus profissionais, elogiá-los, ressaltando as suas competências técnicas e pessoais. Incentive-os a continuar se aperfeiçoando profissionalmente a partir de parcerias com instituições de ensino, além de dar oportunidades reais de crescimento dentro da empresa.
5. Reconheça as conquistas
Nada mais frustrante para um profissional do que se dedicar ao máximo para um projeto, conquistar a meta esperada e não ter a sua conquista reconhecida. Essa frustração se reflete diretamente em sua motivação e, consequentemente, em sua produtividade.
Desde que passam pelo processo seletivo, os profissionais devem saber quais são os objetivos e metas da empresa, o que os permite contribuir de forma positiva com o ambiente em todas as atividades em que se envolvem. O reconhecimento das conquistas deve ser tanto individual quanto coletivo, para que ninguém se sinta desprivilegiado.
Essa iniciativa pode se dar com celebrações sempre que uma meta é alcançada, criando experiências diferenciadas no próprio ambiente de trabalho, ou ainda, presenteando com vale-compras e até com cursos de idiomas.
Como colocar essas ações em prática?
O principal ponto para que as ações citadas aqui sejam colocadas em prática é ter em mente que elas devem ser muito mais do que um mero discurso. Todas essas iniciativas devem ser integradas ao cotidiano dos funcionários, para que de fato criem um laço emocional entre eles e a empresa.
Isso é possível a partir de um programa de desenvolvimento dos colaboradores, que mostre que a empresa se preocupa com o seu crescimento profissional. Também é indicado criar oportunidades de integração, nas quais os profissionais possam se conectar com os seus colegas de trabalho e líderes para trocar ideias, experiências e conhecimentos.
Por fim, é crucial monitorar o clima organizacional, o que permite avaliar se as estratégias aplicadas estão funcionando ou se existem fatores que estão interferindo no engajamento da sua equipe. Dessa maneira, pode-se identificar problemas, corrigi-los e realizar melhorias contínuas.
Uma equipe satisfeita e engajada é mais criativa, produtiva e imbatível. Portanto, o sentimento de pertencimento é um dos pilares do êxito de qualquer empresa, já que é responsável por manter os seus colaboradores motivados e dispostos a vestir a sua camisa. O resultado disso é a alta performance e o impulsionamento da organização.
Como você pôde ver, os benefícios são importantes aliados para o engajamento dos colaboradores. Quer saber mais sobre o assunto? Veja quais são os benefícios obrigatórios e opcionais e suas vantagens para as empresas!