Você provavelmente já ouviu falar em novos modais de transporte: bicicletas, patinetes, carros compartilhados e outras alternativas que facilitam a locomoção pelas cidades estão hoje disponíveis para que funcionários e empresas consigam mais eficiência no transporte de pessoas.
Mas como essas novidades impactam a realidade dos negócios e por que elas são tão relevantes quando o assunto é mobilidade urbana?
Confira o guia que preparamos sobre o assunto e conheça os principais modais e tecnologias disponíveis para chegar aonde quiser!
Por que o trânsito é parte tão importante das nossas vidas?
Antes de falar sobre novos modais de transporte, precisamos entender por que eles são tão importantes.
No Brasil e no mundo, o trânsito se tornou parte inconfundível da vida urbana e aprendemos a vê-lo como um mal necessário. Para usufruir da maior qualidade de vida, dos bons salários e de outras vantagens comuns às grandes e médias cidades sabemos que teremos que passar um bom tempo nos locomovendo a cada ano.
O problema é quando o trânsito deixa de ser um mero incômodo e passa a ter impacto na saúde dos colaboradores. Índices de mobilidade baixos têm efeito não só na qualidade de vida, mas também na economia, e podem ser um dos fatores que fazem a sua empresa perder dinheiro.
Segundo William Frawley, gerente do Programa de Análises Urbanas do Texas A&M Transportation Institute, investimentos em mobilidade são o suficiente para que uma região se desenvolva mais e melhor.
Ele aponta que grandes empresas, como as gigantes Amazon e Google, avaliam a qualidade da mobilidade urbana antes de se instalarem em uma nova cidade, e sistemas de transporte público pouco desenvolvidos são o suficiente para que elas deixem de fazer isso.
Afinal, quem é que quer investir na instalação de um escritório em uma localização na qual os funcionários estarão constantemente atrasados ou cansados por questões que fogem ao seu controle?
Ainda segundo o pesquisador, o aumento nos investimentos em transporte é sempre acompanhado por ganhos econômicos para a cidade e para os cidadãos e, por isso, deve ser uma prioridade dos governos.
O que acontece, porém, quando esses investimentos não são o bastante para solucionar os gargalos da mobilidade urbana? Entram as empresas privadas e as soluções alternativas de transporte.
Com o ingresso de grandes companhias no setor, a mobilidade urbana vem melhorando gradativamente, graças a modais alternativos de transporte e malhas de veículos mais eficientes, de baixo custo e acessíveis a toda a população. São eles que vamos abordar nos próximos tópicos.
Quais são os novos modais de transporte?
Se até pouco tempo atrás existiam poucas maneiras de se locomover para o trabalho (transporte público, fretados, carro ou motocicletas próprios ou sistemas de caronas), hoje encontramos uma ampla gama de opções para chegar pontualmente na empresa.
Com o surgimento da economia compartilhada, que coloca ao nosso alcance, por meio de aplicativos, uma porção de modais de transporte a preços convidativos, mais pessoas podem se valer de recursos como bicicletas, carros de terceiros e até patinetes para chegar a seus destinos.
Conheça os principais novos modais de transporte e veja como cada um deles impacta nosso dia a dia.
Serviços de carros compartilhados
Serviços de carros compartilhados, como Uber e Cabify, transformaram a maneira como vemos o transporte sobre quatro rodas. Por meio de um aplicativo, qualquer pessoa pode transportar passageiros em seus veículos. Assim, removeram a hegemonia dos sistemas de táxis (muitas vezes caros e ineficientes) e ressignificaram os carros de passeio, que agora geram renda extra para os motoristas que escolhem transportar pessoas com eles.
Ambos oferecem opções mais verdes de transporte, como o Uber Juntos (em que é possível compartilhar um veículo com mais pessoas e baratear a viagem, reduzindo o impacto das emissões de carbono) ou se dedicam a eliminar completamente as emissões, como faz o Cabify com a sua iniciativa carbon free.
Patinetes e bicicletas
Os patinetes e bicicletas compartilhados, de empresas como Yellow e Green, tomaram os grandes centros urbanos e são muito procurados pelos usuários. Pagando pouco, é possível alugar esses veículos por alguns minutos e chegar ao seu destino com rapidez, utilizando as ciclovias instaladas nas capitais e cidades médias.
Monociclos
Monociclos também estão bastante em voga. Eles custam muito menos do que veículos como motocicletas e fazem com que as caminhadas sejam mais leves. Basta subir nos pedais e jogar o corpo para frente para se locomover de ponto a ponto.
Esse modal é especialmente útil para quem precisa chegar a um tipo de transporte público, como o metrô, em pouco tempo e não tem uma estação perto do local de trabalho. Feitos para serem guardados rapidamente e ocuparem pouco espaço, são uma excelente solução de mobilidade urbana.
Aplicativos de carona
Além de Uber e Cabify, aplicativos de carona como o Blablacar e o Waze Carpool também servem ao papel de reduzir a quantidade de carros na rua. Neles, é possível se locomover não só dentro da cidade, mas também entre dois perímetros urbanos e dividir o valor da viagem com outros passageiros.
Que benefícios os novos modais de transporte trazem para a locomoção?
Curioso para entender os benefícios desses novos modais de transporte? Confira alguns deles!
Velocidade
Esperar o ônibus consome muito tempo. Patinetes, ubers e bikes estão disponíveis e muito mais próximos do usuário, o que faz com que o tempo de locomoção seja reduzido.
Economia
O preço de táxis e carros de aluguel é bastante alto, enquanto o compartilhamento de veículos é muito menos oneroso. A sua empresa economiza com isso, e o usuário final também.
Qualidade de vida
Passar horas atrás do volante deixa os seus colaboradores cansados e menos produtivos. Com a economia compartilhada, não se economiza apenas dinheiro, mas também energia para render mais no trabalho.
Como novos modais de transporte ajudam empresas a reduzir custos?
Com novos modais de transporte, empresas podem poupar muito na locomoção dos seus funcionários. Elas não precisam ficar mais depender apenas do transporte público e têm em mãos tecnologias, como o ABSMob, que permitem aos seus colaboradores escolher os modais mais eficientes e econômicos para fazerem suas jornadas.
O aumento da oferta de meios de transporte é benéfico para usuários e para empreendedores, que poupam no custo de locomoção e podem ter certeza de que seus funcionários chegarão ao trabalho todos os dias no horário certo.
Os novos modais de transporte são uma realidade e, quanto antes o seu negócio conseguir integrá-los ao deslocamento de funcionários, melhor. Eles tendem a desafogar o trânsito, diminuir o tempo de locomoção e até reduzir os níveis de stress causados por engarrafamentos e atrasos.
Gostou de entender como novos modais de transporte impactam a mobilidade urbana? Então, complemente a sua leitura e aprenda mais sobre a relação entre qualidade de vida e o tempo que passamos no trânsito!