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Marketing contábil: entenda o que é e qual a importância

Quer atrair novos clientes? Confira nesse artigo o que é, a importância e como aplicar o marketing contábil no seu escritório!

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Ampliar a carteira de clientes é um dos principais objetivos em qualquer escritório de contabilidade. Nesse sentido, o marketing contábil é um importante aliado, pois promove o uso de estratégias que ajudam a atrair e fidelizar novos clientes, de modo a fortalecer sua marca e torná-la cada vez mais relevante no mercado.

Oferecer um serviço de alta qualidade é fundamental para a sobrevivência do seu negócio. Porém, só isso não é suficiente se o público-alvo não conhece seu escritório. Com o marketing para contabilidade, é possível construir uma marca capaz de impactar positivamente a vida de seus clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos explicar o que é, qual a importância e como aplicar o marketing contábil na prática. Confira!

O que é marketing contábil?

O marketing contábil pode ser definido como um conjunto de estratégias de vendas e divulgação adaptadas para a área de contabilidade. Trata-se da união de todos os processos com o intuito de ampliar a carteira de clientes do escritório de contabilidade e a sua rentabilidade.

A partir das ações do marketing contábil, você pode agregar autoridade e maior visibilidade à sua marca. Para isso, são utilizadas estratégias que envolvem criação, comunicação e entrega.

De forma direta, a criação se refere ao conceito do seu escritório, ou seja, é aquilo que estimula o cliente a criar vínculo com a sua marca, como ideias, ambientes e imagens. Por sua vez, a comunicação inclui os meios que você utiliza para divulgar seus serviços, como redes sociais e campanhas publicitárias. Enquanto a entrega compreende a qualidade do serviço que o cliente adquire após a realização do pagamento.

Qual a sua importância?

Ao contrário do que muitos profissionais ainda pensam, o marketing não é exclusividade de grandes empresas. Os negócios de pequeno porte podem e devem utilizar essa estratégia para a divulgação de seus serviços.

Essa ferramenta se torna ainda mais importante no cenário econômico brasileiro, que nos últimos anos tem se mostrado instável, sendo necessário ter uma marca forte para garantir sua sustentabilidade no mercado.

A adoção do marketing contábil possibilita aos escritórios identificar, entender e responder de forma empática às necessidades de seus clientes. Assim, pode-se desenvolver soluções mais criativas, modernas e eficazes, o que eleva a satisfação do seu público-alvo.

Tudo isso faz com que sua empresa ganhe autoridade e seja percebida como referência em contabilidade. Portanto, o marketing contábil é indispensável para construir e valorizar a sua marca. Isso colabora para a atração e fidelização de novos clientes e, consequentemente, para o aumento dos seus lucros.

Quais são as principais estratégias de marketing contábil?

Graças à transformação digital, há diversas opções de estratégias que um contador pode utilizar para propagar sua marca e seus serviços, sendo que cada uma tem suas particularidades. Veja, a seguir, algumas das principais estratégias empregadas no marketing contábil!

Site

Considerada uma estratégia básica, você não pode deixar de contar com um site para o seu escritório de contabilidade. Afinal, esse espaço funciona como uma vitrine para expor seus serviços, deixando claro como sua empresa e sua equipe trabalham e quais soluções oferecem.

O site deve ser funcional e intuitivo, ou seja, simples de se navegar. As informações importantes, como o contato do escritório, devem ficar em ponto de fácil visualização dentro da página. É pertinente ainda que a plataforma seja responsiva, o que significa que pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo celular sem prejudicar a experiência do usuário.

Redes sociais

As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas, sendo utilizadas não só para entretenimento, mas também para pesquisar sobre serviços. Por isso, é essencial que seu escritório de contabilidade marque presença nas plataformas de mídias sociais.

Construa um perfil profissional para a sua empresa no Facebook, no Instagram e no LinkedIn. Esses espaços devem ser utilizados para disponibilizar seu contato e abastecer o público-alvo com conteúdos relevantes sobre contabilidade, a fim de gerar engajamento com a sua marca.

No Instagram, você pode utilizar a função ‘’caixinha de perguntas’’ para tirar as dúvidas dos seus seguidores sobre Imposto de Renda, por exemplo. Não basta criar um perfil nas redes sociais, é necessário ter uma participação ativa para estabelecer um laço de proximidade com potenciais clientes.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que se baseia na produção de conteúdo personalizado para as características do seu público-alvo. A ideia dessa ferramenta é promover a educação do seu público sobre a importância dos serviços de contabilidade para se manter em conformidade com os órgãos fiscais.

Para tanto, é necessário construir um blog que deve ser abastecido regularmente com conteúdos pensados para a sua persona — personagem com as características que representam o seu cliente. Também é crucial adotar estratégias de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO), como o uso de palavras-chave, para que o conteúdo chegue com mais facilidade até o usuário desejado.

Anúncios em mídias locais

Investir em mídias locais também é uma boa forma de dar visibilidade ao seu escritório. Faça anúncios em revistas especializadas, jornais locais, eventos e outdoors para reforçar a sua marca na cidade em que a empresa está inserida. A escolha desses canais de comunicação deve ser feita de acordo com o perfil dos seus clientes.

Como aplicar o marketing contábil no seu escritório?

Quanto mais bem planejadas forem suas ações de marketing contábil, melhores serão os resultados do seu escritório. Ter uma estrutura para seguir evita o cometimento de erros, bem como o desperdício de tempo e dinheiro.

Abaixo, saiba como aplicar esse conceito na prática!

Conheça as normas para marketing para contadores

Antes de qualquer coisa, é importante certificar-se de que o seu escritório não cometerá nenhuma irregularidade. Sendo assim, é recomendável ficar atento para o que o Código de Ética Profissional do Contador diz sobre a realização de ações de marketing.

O documento não proíbe o marketing para contadores, mas deixa claro que os conteúdos produzidos não devem dar a entender que o profissional é melhor ou mais capacitado que a concorrência. Partindo do princípio de que os valores praticados pelo escritório devem obedecer ao código que rege a atuação dos contadores, evite fazer qualquer referência a preços ou promoções.

Defina o seu público-alvo

As ações de marketing do seu escritório devem ser bem direcionadas. Por isso, defina quem realmente é o seu público-alvo, identificando quais são suas necessidades, objetivos, orçamento voltado para a contabilidade, entre outros fatores. Dessa maneira, pode-se desenvolver campanhas mais eficientes.

Elabore um planejamento estratégico

O próximo passo é elaborar um planejamento estratégico para orientar suas ações de marketing. Nesse documento, o contador deve reunir informações sobre o mercado em que o escritório atua, os concorrentes, as atividades que vão ser executadas e os objetivos que se pretende alcançar por meio do marketing contábil.

Segmente o seu mercado

Ao segmentar seu mercado, você consegue mapear os grupos específicos de cliente. Assim, existe a possibilidade de investir em uma comunicação personalizada para os objetivos de cada grupo de clientes.

É comum que um escritório de contabilidade tenha clientes que se caracterizam como micro, pequenos ou grandes empresários. Usar a comunicação adequada para cada um desses perfis contribui para que o cliente possa se identificar com os seus serviços quando pesquisar por eles.

Ofereça um diferencial

Disponibilizar um diferencial é de extrema importância para a atração e fidelização de clientes. Na atualidade, adotar soluções de tecnologia específicas para contabilidade é um grande diferencial competitivo, uma vez que essas ferramentas trazem praticidade, otimização e segurança para as operações contábeis. 

Quando bem aplicado e associado a serviços de alta qualidade, o marketing contábil possibilita a construção de uma marca forte e que se torna referência em sua área de atuação, já que a faz chegar até o seu público-alvo. Assim, você pode ampliar a carteira de clientes do seu escritório e exponenciar sua lucratividade.

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