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5 boas práticas de gestão financeira para pequenas empresas

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Conhece as boas práticas de gestão financeira em pequenas empresas? Em um negócio, independentemente do tamanho, é essencial contar com estratégias que proporcionam melhores resultados e mais transparência nos gastos e, consequentemente, insumos para as tomadas de decisão, especialmente quando há necessidade de fazer desvio de rota.

Nesse sentido, conhecer as estratégias mais indicadas pelo mercado se torna crucial para que a empresa cresça, se destaque e consiga alcançar as metas preestabelecidas em seu planejamento.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você confira quais são essas ações que podem ser implementadas. Continue a leitura e saiba mais!

1. Faça o gerenciamento do capital de giro

Existem algumas estratégias de gestão que impactam diretamente na otimização do capital de giro. Trata-se de uma peça-chave para o bom funcionamento da empresa, uma vez que está diretamente ligado ao planejamento financeiro e também ao controle de fluxo de caixa.

Sendo assim, uma pequena empresa deve ter atenção quanto às vendas realizadas a prazo. Afinal, fazem parte dos resultados obtidos em determinado período, mas não necessariamente já estão disponíveis para quitar as despesas ou para novos investimentos, ou seja, não há a possibilidade de depender desse recurso.

Além disso, é preciso ter um controle dos pagamentos de fornecedores. Suponhamos que o prazo médio para quitar os contratos seja de 30 dias: dessa forma, o prazo médio de recebimento das vendas feitas aos seus clientes não pode ultrapassar esse valor, uma vez que geraria descontrole.

Por fim, para que a empresa se mantenha sempre no azul, é importante rever continuamente os custos. Ter esse controle possibilita identificar quais são os principais gastos e os que podem ser reduzidos, de modo que haja mais lucratividade e, ao mesmo tempo, mais oportunidades de aplicação.

2. Analise cenários internos e externos

Uma boa prática de gestão financeira em pequenas empresas é a avaliação contínua de cenários internos e externos. Entenda: suponhamos que, ao final de cada ano, a equipe faz um retrospecto de quais foram os resultados, o que deu certo e o que pode ser aperfeiçoado para o próximo período, além de já estabelecer quais são as metas esperadas.

Porém, caso o cenário externo não seja avaliado nessa etapa, as chances de estabelecer objetivos acima das possibilidades são grandes. Além disso, deve-se destacar que a revisão deve ser constante ao longo do ano. Em 2020, por exemplo, com a eclosão da pandemia da Covid-19, o cenário desenhado inicialmente dificilmente poderia ser cumprido. Foi preciso dar uma pausa e identificar quais seriam as possibilidades e oportunidades diante de um contexto desafiador.

Depois de entender como está a economia do país e da sua região, também é preciso compreender os cenários internos. Quais são as áreas de seu negócio que mais se destacam? Como é possível potencializá-las? Quais foram os resultados aquém do esperado e o que não foi realizado de acordo com o planejado para chegar a esse número? Tudo isso vai guiar a equipe de maneira mais eficiente para traçar planos desafiadores e alcançáveis.

3. Acompanhe diariamente o fluxo de caixa

Outro ponto que deve ser de contínua preocupação: o acompanhamento diário do fluxo de caixa. Nesse acompanhamento, as principais informações que devem ser levantadas são:

  • Quais foram os recebimentos — tanto de vendas à vista em dinheiro quanto de cheques e cartões. Aqui, deve-se destacar a necessidade de identificar aqueles recebimentos de vendas a prazo, bem como o recebimento de duplicatas;
  • Todos os pagamentos — aqui, registra-se quais foram os pagamentos feitos no dia pela empresa, tanto no que diz respeito às compras à vista quanto àquelas a prazo e também ao pagamento de profissionais da empresa, caso tenha sido efetuado;
  • Custos previstos — por fim, um bom acompanhamento de fluxo de caixa também se identifica quais são os custos previstos, em um período de, pelo menos, 3 meses.

Com o objetivo do fluxo de caixa ser acompanhado de forma mais eficiente, indicamos:

  • Diariamente, faça o levantamento das vendas e também das despesas;
  • Caso haja situação deficitária, entenda se o capital de giro é suficiente para arcar com as despesas em um curto prazo;
  • Caso haja situação positiva, entenda quais são os investimentos prioritários da empresa;
  • Com saldo negativo por um longo período, reveja toda a estratégia da empresa e analise a necessidade de cortar custos.

4. Corte gastos desnecessários

Por falar em cortar custos, existem aqueles desnecessários que podem ser eliminados da rotina empresarial. Reduzir gastos sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um desafio para as empresas. No entanto, quando há o controle preciso dos investimentos feitos e de quais áreas demandam uma saída maior, a empresa tem a oportunidade de analisar o que de fato é necessário.

Para uma redução mais eficiente dos gastos, recomendamos:

  • Faça uma investigação precisa de quais são os gastos da empresa;
  • Entenda quais são aqueles custos estratégicos;
  • Revise os investimentos feitos e entenda qual é o retorno que eles oferecem;
  • Negocie com fornecedores de forma contínua;
  • Capacite os colaboradores.

5. Utilize a tecnologia como aliada

Por fim, uma ótima prática de gestão financeira em pequenas empresas é a de utilizar a tecnologia como aliada para auxiliar em diferentes etapas do processo. Entre os diferenciais que o seu uso traz, destacamos principalmente:

  • Otimização de todo o controle financeiro da empresa, gerando relatórios mais eficientes para as tomadas de decisão;
  • Otimização de processos, de modo que profissionais possam ser mais estratégicos e menos operacionais;
  • Mais segurança contra falhas humanas;
  • Maior segurança também no armazenamento de informações sensíveis;
  • Mais eficiência no controle de estoque;
  • Aumento da produtividade de todo o time.

Neste conteúdo, você pôde entender sobre gestão financeira em pequenas empresas e as práticas mais indicadas. Quem deseja construir um negócio de sucesso, consequentemente precisa estar atento a esses pontos com o intuito de corrigir problemas e potencializar aquelas estratégias que já oferecem um bom retorno. Assim, as chances de alcançar as metas preestabelecidas no planejamento aumentam consideravelmente.

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