A gestão de pessoas é um assunto que precisa ser discutido em qualquer tipo de empresa. Afinal, por mais que a automação tenha possibilitado o uso de máquinas para diferentes tipos de atividades, sempre haverá algum humano para gerenciar tudo isso.
A evolução dos meios de produção e das relações de consumo transformou a forma como os profissionais se comportam. As organizações, por sua vez, precisam estar atentas a essas mudanças, para conseguir atrair e manter os melhores talentos.
Se você quer aumentar a eficiência da gestão de pessoas em sua empresa, entenda melhor o papel que essa disciplina cumpre no negócio e quais são as práticas que ajudam a obter resultados cada vez melhores.
Antes de mais nada, vamos entender o conceito de gestão de pessoas
Chiavenato, um dos principais nomes da administração, define o conceito de gestão de pessoas como um conjunto de práticas e políticas necessárias para estabelecer as relações gerenciais entre os recursos humanos da empresa. Em outras palavras, são todas as atividades que visam cuidar e orientar os profissionais de uma organização.
Trata-se de responsabilidades muito importantes para o sucesso do negócio, como vamos explicar melhor a seguir.
Quais as responsabilidades da gestão de pessoas?
O setor de RH é o principal agente da gestão de pessoas, mas os líderes têm atribuições muito importantes para que essa gestão seja mais eficaz. Eles estão em contato constante com os colaboradores e, por isso, precisam contribuir, principalmente, com as ações de retenção.
A responsabilidade do RH é de elaborar e gerenciar os processos da gestão de pessoas, que envolvem:
- recrutamento;
- seleção;
- gestão de cargos e salários;
- desenvolvimento;
- avaliação de desempenho;
- reconhecimento;
- desligamento.
Por que ela é tão importante para as empresas?
A eficiência na gestão de pessoas é um dos pontos de maior peso no sucesso de uma empresa. Profissionais felizes e satisfeitos com suas posições são mais produtivos. Como consequência, eles atuam com mais qualidade e estão sempre em busca de inovação e crescimento, tanto para si quanto para o negócio.
Agora, confira 5 práticas para tornar a gestão de pessoas mais eficiente
A gestão de pessoas envolve muitas ações em diferentes momentos da relação entre a empresa e cada colaborador. O intuito é conseguir estabelecer uma parceria na qual todos se sintam satisfeitos, e algumas práticas ajudam a tornar isso mais fácil. Confira.
1. Priorize as melhorias na comunicação
A comunicação eficaz é a base para a saúde de qualquer tipo de relação interpessoal. No caso das organizações, é preciso adotar uma postura mais transparente e verdadeira junto aos colaboradores. É preciso que eles não se sintam enganados ou sintam que algo importante está sendo ocultado deles.
Além disso, a cultura de feedback ajuda a acertar pequenas arestas do dia a dia. Os gestores precisam mostrar a seus liderados onde estão acertando e onde estão errando. Ao mesmo tempo, eles devem estar abertos a receber devolutivas, a ouvir críticas e a estarem dispostos a mudar, sempre que necessário.
2. Envolva os colaboradores no alinhamento das metas
Toda empresa que deseja crescer precisa de metas que desafiem seus colaboradores a entregar um pouco mais que a média. O problema é quando os gestores ignoram as habilidades e competências de seus times e estabelecem metas inalcançáveis.
Por isso, antes de definir o desdobramento das metas, avalie o perfil comportamental de seus colaboradores, analise os pontos fortes e fracos de cada um e sente com eles para encontrarem, juntos, uma proposta engajadora e que gere os resultados pretendidos.
3. Use a tecnologia como facilitador da gestão
A tecnologia para gestão de pessoas evoluiu bastante nos últimos anos, a fim de acompanhar todas as mudanças que o mercado de trabalho vem impondo. Nesse contexto, as ferramentas de análise de perfil comportamental e de gestão por competência são bancos riquíssimos de informações sobre os profissionais. A quantidade de análises e visões a serem exploradas são um prato cheio para o desenvolvimento da empresa.
Na parte operacional, a gestão de benefícios pode ser realizada de forma automatizada, desde a roteirização do vale-transporte até o controle de vale-refeição, por meio de sistemas como o ABSCard. Até mesmo uma solução em mobilidade Corporativa, o ABSMob, já está disponível no mercado, com vantagens para a empresa e para os colaboradores.
4. Ofereça recompensas apropriadas
As pessoas têm perfis e desejos diferentes. Não dá para definir programas de recompensas que as tratem como um grupo homogêneo e esperar que isso seja um grande sucesso. A individualidade precisa ser valorizada, tanto no que diz respeito aos pontos de avaliação quanto na escolha das recompensas.
Quem se desenvolve e entrega mais precisa sentir que está tendo seus esforços reconhecidos à altura. Quem é um pouco mais lento, ou precisa se esforçar mais, deve ser incentivado de outra forma. Baseie-se em dados, analise os perfis, as competências e trate cada colaborador como o profissional único que ele é.
5. Inclua ações para a melhoria da mobilidade
A mobilidade urbana é um problema latente nas grandes cidades, isso todos já percebemos. Mas o que a gestão de pessoas nas empresas tem a ver com essa questão? Tudo!
A começar pelo fato dos piores momentos do trânsito serem fruto dos deslocamentos das pessoas quando estão indo ou vindo do trabalho. Incontáveis pessoas passando por grandes engarrafamentos para chegarem ao trabalho já estressadas e desmotivadas, pelo simples fato de não poderem escolher seu horário.
As alternativas para o carro próprio são pouco atrativas. Ônibus e metrô lotados, filas para embarcar, longas viagens de pé. Alguns poderiam utilizar bicicletas, mas não têm onde deixá-las ao chegar na empresa, nem onde se arrumarem depois de suar ao pedal.
É hora das organizações pensarem na mobilidade de seus colaboradores como um fator de grande impacto para o negócio e investir em soluções que reduzam o problema e gerem benefícios a todos. Uma ideia é adotar meios de promover o uso de outras formas de se deslocar, como a carona compartilhada ou as caminhadas nas distâncias menores.
O ABSMob permite que isso seja oferecido e controlado pelo aplicativo no celular, integrado ao sistema de gestão da empresa. Os profissionais ainda podem receber cashback por suas escolhas mais sustentáveis. Os benefícios vão desde a melhoria na qualidade de vida até a motivação por ser parte de algo que impacta positivamente a sociedade.
Enfim, a gestão de pessoas é algo abrangente e que não deve se limitar aos muros da empresa. Cada vez mais, os profissionais querem ser valorizados pelos seres humanos que são e isso requer atenção e cuidado com suas relações dentro e fora da organização. Adotando as práticas que listamos neste artigo, seus colaboradores se tornarão seus parceiros, e o sucesso da sua empresa virá com muito mais facilidade.
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