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Gestão de desempenho: entenda sua importância e como colocar em prática

Entenda como fazer a gestão de desempenho e evoluir o seu negócio por meio de melhorias constantes na performance dos seus trabalhadores!

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Coordenar equipes rumo ao sucesso é uma tarefa desafiadora, mas que não é impossível. Um dos componentes que ajudam a alcançar esse objetivo é a gestão de desempenho. Com uma boa gestão, a empresa é capaz de entender melhor o que está ocorrendo e ajustar as rotas.

É importante notar que a gestão é muito mais do que a avaliação de desempenho. É um processo vivo, flexível, dinâmico, crescente e organizado que busca captar as nuances do negócio e continuamente inspirar melhorias.

Entenda melhor o assunto neste conteúdo. 

O que é gestão de desempenho?

A gestão de desempenho é um esforço contínuo de empresas para angariar mudanças e estimar melhorias nos processos e operações. É uma forma de visualizar a performance e garantir um controle estrito que permita melhorias constantes, de acordo com o objetivo do negócio.

Também é um processo para gestão do time em si, das pessoas, de suas expectativas e anseios com relação ao trabalho. A gestão de desempenho busca evitar frustrações e compreensões distorcidas sobre o trabalho das equipes.

A gestão permite um controle melhor do trabalho e do input de cada colaborador, bem como da equipe em geral. Assim, é fincada em treinamentos acerca de como realizar o trabalho da melhor forma. 

Esse mecanismo deve estar alinhado às metas gerais da companhia. Afinal, o propósito de controlar as operações e o desempenho é melhorar os resultados e assegurar um caminho para que a empresa cresça da forma mais saudável possível. Essa visibilidade favorece tomadas de decisão acerca de contratações, demissões e ajustes nos times. 

É possível estabelecer o crescimento com maior produtividade, mais engajamento dos colaboradores, habilidades técnicas a serviço da empresa para melhorias de produtos/serviços, satisfação dos clientes etc. Essa gestão envolve treinamentos, uso de indicadores para avaliação, feedbacks, monitoramento, controle, planejamento, entre outros. 

É importante neste ponto já diferenciar a gestão de desempenho da avaliação. A avaliação é uma ação pontual, que busca analisar o que aconteceu no passado, a partir de indicadores e respostas dos colaboradores.

É uma forma simples e específica de tentar entender o que aconteceu, basicamente. Ao passo que a gestão de desempenho é um processo contínuo, que inclui a avaliação, mas também o planejamento, outros mecanismos de controle e as ações e melhorias.

Ou seja, é entender os iniciadores e os insights levantados pela avaliação e planejar os próximos passos. 

Como fazer a gestão de desempenho na empresa?

Vejamos agora como fazer essa gestão em sua empresa. Acompanhe. 

Conversar com a liderança

Primeiro, é sempre importante ter um contato próximo com os líderes todos. O objetivo é garantir que todos estejam devidamente alinhados com os objetivos, com as abordagens de gerenciamento, com as boas práticas e com o que se espera de um líder em sua organização.

A gestão de desempenho inclui muito mais do que simplesmente técnicas e números. Abrange também a questão psicológica que envolve engajar as pessoas para melhorias de resultados. 

Por isso, essa interação mais próxima com as pessoas da liderança pode ajudar. 

Alinhamento de expectativas

Outro esforço da gestão de desempenho é o alinhamento das expectativas de todos internamente. O ideal é esclarecer para onde a empresa está indo e acompanhar a motivação dos colaboradores, sempre buscando entender o que eles desejam.

Assim, a gestão é capaz de otimizar a performance continuamente e integrar todos para um crescimento mais natural e orgânico.

Traçar metas

Outra maneira de coordenar expectativas é traçar metas. Nesse caso, estipular os objetivos a serem alcançados é uma forma de saber onde se quer chegar e tentar entender depois como se quer chegar naquele patamar. 

As metas serão as mesmas para todos, portanto as expectativas serão orientadas pelas metas. A partir desses objetivos, é possível também pensar em indicadores e em formas de avaliação pontual — mecanismos que, como vimos, são imprescindíveis para essa gestão. 

Traçar metas em um primeiro momento parece uma tarefa fácil, mas requer muito detalhamento. Conhecer a empresa, entender o momento, saber como se movimentar no mercado são estratégias cruciais para esse momento.

O ideal é evitar metas genéricas que não se comunicam muito e que são difíceis de mensurar. Por outro lado, ao priorizar metas realistas, claras, alcançáveis e definidas por um tempo, a empresa consegue maior probabilidade de sucesso.

Capacitar a equipe

A gestão que busca melhorias constantes na performance deve pensar na capacitação do time. Afinal, esse é um dos processos que fazem parte da engrenagem das melhorias de desempenho. Isso envolve o treinamento constante para buscar novos insights, novas tecnologias e aplicações inteligentes na empresa.

Também envolve processos de autoconhecimento, em que a empresa tenta esclarecer a si mesmo para seus membros. A capacitação também funciona como um motor de integração para permitir a ampliação dos resultados positivos.

Fazer feedbacks

Outra estratégia muito interessante para a gestão é a cultura de feedbacks. Isso inclui sempre dialogar com os colaboradores e oferecer insights a eles acerca de como o trabalho está sendo feito. É preciso inspirar melhorias e esclarecer tudo às pessoas.

Os feedbacks envolvem trocas de mensagens acerca da performance. Se a performance é satisfatória, deve incluir incentivos para que os funcionários continuem se esforçando para manter o bom nível, bem como elogios; se é insatisfatória, deve incluir medidas de melhorias e formas respeitosas de traçar novos caminhos. 

Como engajar a equipe e aumentar a produtividade?

Três pilares muito importantes da gestão das performances devem sempre fazer parte dos ingredientes da empresa para engajamento: metas, feedbacks e capacitação.

Inclusive, já falamos sobre os três, então este tópico é meramente um resumo informativo. Com o trabalho coordenado desses três pontos em convergência, a empresa pode engajar as equipes por mais tempo e garantir aumento de produtividade.

Isso, por sua vez, é a fórmula do sucesso, pois permite menos rotação de colaboradores, menos custos com seleção e contratação, melhoria da reputação e melhores produtos/serviços para os clientes.

Sobretudo, o ambiente se torna melhor, mais saudável e gostoso de trabalhar. A gestão dos colaboradores deve também pensar nesses aspectos, para que o espaço seja confortável e agradável para os humanos que habitam nele.

A gestão de desempenho é um processo fundamental para empresas de todos os tipos. O foco é tentar entender como a empresa pode melhorar e traçar ações concretas para estabelecer essas melhorias. Assim, busca-se maior visibilidade e um suporte ao crescimento.

Gostou do conteúdo? Entenda agora a gestão inteligente e como essa estratégia pode garantir muitos resultados para a sua empresa!

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