Pesquisar

Flexibilização dos benefícios da empresa: qual é a importância?

Flexibilizar benefícios pode impulsionar a satisfação e retenção dos seus colaboradores. Confira a importância e como outras empresas já estão aplicando!

Tópicos do Post

A pandemia de Covid-19 obrigou as empresas a flexibilizarem o seu ambiente de trabalho, adotando o trabalho remoto ou híbrido. Nesse cenário, também surgiu a flexibilização dos benefícios, que é um importante passo para complementar o salário dos colaboradores de uma maneira que realmente atenda às suas necessidades e desejos.

Um dos grandes problemas que ocorrem nas organizações é oferecer benefícios que não condizem com o perfil e a necessidade dos seus funcionários. Essa situação pode desde reduzir a motivação da equipe até afetar negativamente a qualidade de vida dos colaboradores.

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste post, vamos abordar o que é e qual a importância da flexibilização dos benefícios para a sua empresa. Confira!

O que é flexibilização de benefícios?

No formato tradicional, as empresas definiam quais benefícios os seus colaboradores deveriam receber de forma geral, sem levar em consideração as particularidades de cada um. Por sua vez, com a flexibilização dos benefícios, a companhia configura os formatos de benefícios que serão ofertados, permitindo que os trabalhadores escolham os que desejarem mais.

Durante a pandemia, ocorreu uma série de alterações no horário de trabalho dos colaboradores, por exemplo. Alguns tinham que se deslocar para o ambiente físico de trabalho algumas vezes por semana, já outros trabalharam integralmente em home office. Isso também modificou suas necessidades quanto ao uso dos benefícios, fazendo com que as organizações repensassem as alternativas e formas de distribuí-los.

Com a flexibilização dos benefícios, o profissional ganha autonomia para montar o seu pacote de vantagens. Dentro do inventário de benefícios da empresa, o colaborador pode determinar quais deles são mais interessantes e mais úteis para o seu estilo de vida.

Quais são as vantagens da flexibilização dos benefícios corporativos?

A adoção de benefícios flexíveis tem sido uma tendência dentro das empresas, o que se deve ao fato de impactar positivamente na performance das equipes, já que promove uma maior aderência às necessidades específicas de cada profissional.

Veja, a seguir, algumas das principais razões pelas quais a flexibilização dos benefícios corporativos é tão importante para as organizações!

Aumenta a satisfação dos colaboradores

Sem dúvidas, a primeira vantagem percebida em uma companhia com benefícios flexíveis é o aumento da satisfação dos colaboradores, tendo em vista que ganham poder de decisão e, assim, podem personalizar os benefícios que vão receber de acordo com os seus interesses.

Se essa melhoria for alinhada com os valores dos colaboradores e da empresa, e com o oferecimento de qualidade de vida e de oportunidades de crescimento, pode-se construir um ótimo clima organizacional e, consequentemente, um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Reduz custos

A partir da flexibilização de benefícios, você pode oferecer somente aqueles que realmente são procurados pelos seus colaboradores. Na prática, isso significa que pode dispensar os benefícios que não são do interesse da sua equipe, gerando uma redução de custos e possibilitando investimentos em outras melhorias.

Retém talentos

Ao deixar a decisão de quais benefícios deseja receber nas mãos dos seus colaboradores, é possível criar uma proposta de valor para o seu time. Dessa forma, é possível aumentar a competitividade para reter os melhores talentos do mercado em seus processos seletivos.

Com a implementação dessa iniciativa, torna-se mais fácil alcançar os resultados previstos para um programa de benefícios, como proteger e promover a qualidade de vida do capital humano da empresa, além de atrair e manter profissionais talentosos.

Amplia a produtividade

Outro ponto extremamente positivo relacionado aos benefícios flexíveis é a ampliação dos níveis de produtividade dos colaboradores. Isso porque, uma vez que estão sendo bem amparados pela organização e estão satisfeitos, a tendência é que se comprometam cada vez mais com suas funções e com o cumprimento de metas.

Constrói o sentimento de justiça

A desigualdade do ambiente de trabalho não só desmotiva os colaboradores que se sentem desprivilegiados como também pode criar uma série de conflitos que acabam afetando o clima organizacional.

Sendo assim, os benefícios flexíveis também ajudam na construção do sentimento de justiça, fazendo com que todos os colaboradores se sintam recompensados pelo trabalho e entregas prestados à empresa.

Como as empresas estão implementando a flexibilização dos benefícios?

Para implementar o plano de flexibilização de benefícios, é imprescindível equilibrar as possibilidades da companhia com o perfil e as demandas dos seus colaboradores. Isso implica realizar uma pesquisa de clima organizacional, o que possibilita obter um diagnóstico completo da sua equipe e entender o que cada membro pensa sobre os benefícios atuais.

A partir daí, pode-se levantar as demandas dos profissionais, mapear os possíveis fornecedores de benefícios, avaliar a viabilidade financeira e jurídica da empresa e definir regras para o oferecimento de novos benefícios.

Além disso, vale ressaltar que a tecnologia tem sido fundamental para a flexibilização benefícios. Nesse sentido, a VR Mobilidade é uma parceira imprescindível, já que oferece uma gama de soluções eficientes que colaboram para a gestão de benefícios e a mobilidade corporativa.

Um exemplo disso é a plataforma especializada na gestão inteligente de vale-transporte que rastreia o uso desse benefício, promove a transparência e a implementação de processos mais ágeis.

Há ainda o Rotas, solução que reúne os principais serviços para analisar rotas, mapas e trânsito. A plataforma fornece as opções de rotas mais adequadas para os seus colaboradores, de acordo com o seu custo, duração e quantidades de modais.

Por fim, ao implementar os benefícios flexíveis, é necessário comunicar as alterações realizadas à sua equipe. Para tanto, comece estabelecendo um sistema simples de escolha, o que facilita o entendimento do processo por parte dos colaboradores.

A flexibilização dos benefícios alinha o suporte da empresa com as demandas dos seus colaboradores. Assim, você impacta positivamente a qualidade de vida dos profissionais da sua equipe — fator crucial para aumentar os níveis de produtividade e performance da empresa e contribuir para o desenvolvimento e a retenção de talentos.

Quer flexibilizar os benefícios de sua empresa? Conheça as nossas soluções e entenda como podem impactar os seus colaboradores!

Compartilhe esse post!
Posts relacionados
Artigos mais recentes
Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos sobre
gestão corporativa e soluções inovadoras

Ao inscrever na newsletter da VR Mobilidade, você aceita receber nossas comunicações de acordo com a nossa política de privacidade.

plugins premium WordPress