Embora continuem sendo um grande atrativo, apenas uma remuneração alta e recompensas não são suficientes para engajar e reter os profissionais. Isso porque os melhores talentos do mercado também querem se sentir satisfeitos, valorizados e felizes dentro da empresa, o que traz à tona importância de investir na experiência do colaborador.
No seu dia a dia, o funcionário acaba passando mais tempo na empresa do que em sua própria casa. Nesse sentido, fazer parte de um ambiente agradável, acolhedor, que contribua para o seu crescimento pessoal e profissional, é imprescindível para manter o foco e a produtividade de sua equipe.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos mostrar as 5 melhores dicas para melhorar a experiência do colaborador.
Qual a importância da experiência?
Oriunda do termo em inglês ‘’employee experience’’, a experiência do colaborador consiste em um conceito no qual os funcionários são o foco central das decisões da área de Recursos Humanos (RH). O seu objetivo principal é realizar ações que colaborem para o crescimento e bem-estar do profissional na empresa.
Essa estratégia traz uma série de impactos positivos, tanto para o colaborador quanto para a organização. Em primeiro lugar, ela melhora a qualidade de vida dos funcionários, oferecendo um ambiente físico agradável, além de uma cultura positiva e condições psicológicas que visam à preservação de sua saúde mental.
Dessa forma, há maior engajamento e produtividade dos colaboradores. Isso acontece porque, ao entenderem que são verdadeiramente valorizados e têm oportunidades de crescimento, os profissionais passam a se dedicar mais em todas as suas tarefas. O resultado disso é a satisfação do seu time e a retenção de talentos, além de reforçar a sua cultura organizacional.
Como melhorar a experiência do colaborador na sua empresa?
A essência da experiência do colaborador é desenvolver ações que assegurem a satisfação e o bem-estar de seus profissionais. Assim, é importante implementar iniciativas que agreguem valor ao ambiente de trabalho e reforcem os laços da equipe com a companhia. Veja, a seguir, algumas das principais dicas para melhorar a employee experience.
1. Adote a flexibilidade de horário
Quando o colaborador é obrigado a seguir uma jornada de trabalho inflexível, passa a ter que adaptar toda a sua vida ao horário definido pela empresa. Por outro lado, a adoção de um horário flexível traz mais autonomia para o profissional, permitindo que ele mesmo decida quando realizar as suas atividades, desde que esteja dentro do prazo previsto pela organização.
É preciso que esse modelo de jornada seja descrito no contrato de trabalho dos colaboradores, a fim de evitar que alguém se sinta desprestigiado. Assim, é possível realizar acordos individuais ou coletivos, com horários que sejam benéficos para o funcionário e para a empresa.
2. Invista em serviços de mobilidade corporativa
A mobilidade corporativa é uma das principais tendências do mercado de trabalho. Ela incentiva o uso de ferramentas e dispositivos móveis que permitam aos colaboradores trabalhar de qualquer lugar, bastando se conectar à internet para que seja possível realizar atividades que, antes, só poderiam ser executadas presencialmente.
Portanto, invista em serviços de mobilidade corporativa, como soluções que possibilitam a otimização e controle do vale-transporte por parte do RH. Outra opção interessante é um aplicativo que, por meio de inteligência artificial, ajuda o colaborador a encontrar as melhores rotas para se deslocar até a empresa, o que evita o estresse de ficar parado em um engarrafamento.
3. Construa um bom clima organizacional
Um ambiente de trabalho cheio de conflitos é o pior inimigo da produtividade. Sem falar que essa condição também é responsável por aumentar os índices de turnover, ou seja, de desligamentos de funcionários, o que gera mais custos financeiros e perda de tempo com a realização de novos processos seletivos.
Portanto, é crucial prezar pela construção de um bom clima organizacional. Comece oferecendo um ambiente físico seguro, com acessibilidade para pessoas com deficiência e higiênico para que os colaboradores se sintam confortáveis para realizar as suas atividades.
Utilize soluções que mantenham as equipes conectadas e contribuam para a troca de informações de forma rápida. Além disso, defina o diálogo como a principal arma para solucionar eventuais conflitos que possam surgir no ambiente corporativo.
4. Invista no desenvolvimento profissional
A falta de perspectivas de crescimento pode levar o colaborador a buscar um novo emprego, fazendo com que a empresa perca talentos importantes para o seu sucesso. Para evitar esse problema, é altamente recomendável investir no desenvolvimento profissional da sua equipe.
Há diferentes formas de se fazer isso, como oferecer workshops, palestras, treinamentos e até mesmo parcerias com instituições de ensino para que os colaboradores possam dar continuidade aos seus estudos com mensalidades mais em conta.
5. Dê voz aos funcionários
Ouvir os colaboradores parece uma iniciativa simples, mas quando bem aplicada, traz resultados preciosos para a companhia. Esse é um ponto indispensável para entender quem são os seus colaboradores, o que pensam sobre a empresa e o que desejam conquistar no ambiente de trabalho.
Uma boa pedida é fazer uma pesquisa de satisfação interna e, a partir daí, procurar dar atenção para os pontos que estão a desejar. Com isso, pode-se estabelecer uma relação de confiança entre o colaborador e a organização, de modo que os profissionais se sintam ouvidos e valorizados.
Como a VR Mobilidade pode ajudar com a experiência do colaborador?
A VR Mobilidade disponibiliza soluções que ajudam a melhorar a experiência do colaborador. Um exemplo disso é a Plataforma de Gestão de Vale-Transporte que atua na gestão deste benefício, garantindo que os profissionais tenham acesso a ele com o máximo de agilidade, de acordo com a sua demanda.
Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, a experiência do colaborador é substancial para promover a atração e a retenção dos melhores talentos. Um profissional satisfeito se torna peça importante para o sucesso da companhia, já que essa condição aumenta a sua produtividade e o engajamento.
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