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Como melhorar a experiência do cliente no escritório de contabilidade?

Quer se destacar na área de contabilidade? Neste post, vamos abordar quais são as melhores estratégias para garantir a melhor experiência do cliente no seu escritório. Confira!

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A experiência do cliente é um importante diferencial competitivo para um escritório de contabilidade. É possível encontrar o mesmo serviço em várias empresas, mas um bom atendimento é único — e esse é um dos principais fatores que levam o cliente a se tornar fiel ao seu negócio, logo, deve ser tratado com mais atenção pelos contadores.

Muitos colaboradores focam a qualidade de seus serviços, o que é fundamental para sobreviver no mercado, mas acabam deixando de lado a interação com o seu público-alvo. Quanto mais inovadora e eficiente for a experiência oferecida, maior será o seu diferencial competitivo e a cartela de clientes.

Quer se destacar na área de contabilidade? Neste post, vamos abordar quais são as melhores estratégias para garantir a melhor experiência do cliente no seu escritório. Confira!

O que é experiência do cliente?

O termo Customer Experience, que traduzido do inglês significa ‘’experiência do cliente’’, consiste na forma como a empresa impacta os seus clientes em todos os seus pontos de contato. No entanto, é importante ressaltar que ela não se resume apenas ao atendimento ao cliente.

Estamos falando de uma estratégia de negócio focada na satisfação dos consumidores do seu serviço, cuja finalidade é fidelizá-los e ampliar o seu crescimento e lucro. Se olharmos para trás, há alguns anos, as organizações voltavam a sua atenção exclusivamente para os seus produtos.

Porém, com o aumento da concorrência e a facilidade que os consumidores têm para encontrar opções de serviço, investir em uma contabilidade centrada em pessoas é vital para atrair clientes e mantê-los satisfeitos.

A partir dessa estratégia, o contador pode conhecer melhor o seu público e agir para atender às suas perspectivas, tanto no que diz respeito aos seus serviços contábeis quanto ao que se refere ao seu atendimento. Para isso, o Customer Experience está alicerçado em três pilares:

  • solucionar o problema do cliente;
  • assegurar uma boa convivência com o mínimo de esforço;
  • criar uma conexão emocional genuína.

Dessa forma, é possível entender o que o cliente busca ao procurar pelo seu escritório, eliminar obstáculos que o afastem do seu atendimento e encantá-lo, superando as suas expectativas.

Qual a importância da experiência do cliente para escritórios de contabilidade?

O consumidor está cada vez mais empoderado, dando preferência para as empresas que realmente o valorizam e contemplam as suas necessidades. Considerar essa mudança de mercado é essencial para que o seu escritório de contabilidade continue sendo relevante para o seu público. Veja, a seguir, os motivos para investir em experiência do cliente.

Fideliza clientes

De acordo com uma pesquisa da consultoria de negócios PwC, 47% dos consumidores brasileiros deixariam de fazer negócio com uma empresa se passassem por uma experiência ruim, mesmo se gostassem da marca. Por outro lado, uma experiência positiva com uma empresa garante a satisfação dos clientes, o que os fideliza.

Uma experiência completa deve compreender desde o primeiro contato com o consumidor até o pós-venda, colocando-o no centro de todas as suas ações.

Aumenta o faturamento do negócio

Uma vez que se sentem satisfeitos com o seu escritório, os clientes tendem a passar mais tempo consumindo os seus serviços. Além disso, ao oferecer uma boa experiência, você tem mais facilidade para atrair novos clientes, o que contribui para aumentar a receita da sua empresa.

Reduz os custos de aquisição de clientes

Independentemente de qual é a sua área de atuação, investir em publicidade é um requisito básico para que mais pessoas conheçam os seus serviços. Nesse sentido, as estratégias de experiência do cliente reduzem os custos com marketing.

Isso se deve ao fato de diminuir o custo para aquisição de clientes (CAC), o que permite que o dinheiro poupado seja destinado para outras melhorias.

Gera diferencial competitivo

Um escritório que coloca o seu cliente em primeiro lugar e busca satisfazê-lo constantemente aumenta a sua credibilidade perante o público-alvo. Esse fator é um importante diferencial competitivo para construir uma marca forte e que se destaca no mercado.

Como melhorar a experiência do cliente no seu escritório?

Assim como acontece com as suas demais iniciativas, a experiência do cliente também deve ser pensada de forma estratégica, visando a estabelecer um vínculo duradouro com o seu público consumidor. Acompanhe, a seguir, quais são as melhores práticas para melhorar a experiência do cliente no escritório de contabilidade.

Ofereça um atendimento humanizado

Antes de tudo, é preciso ter em mente que a experiência do seu público se relaciona diretamente com os sentidos e emoção de cada cliente. Levando isso em consideração, é recomendado oferecer um atendimento humanizado, pautado por ações que criem conexões emocionais com o consumidor.

Ao se sentir valorizado pela empresa, o cliente se mantém inclinado a procurar pelos seus serviços mais vezes, tendo em vista que tem certeza de que será bem atendido e terá todas as suas demandas supridas com eficiência.

 Desenvolva serviços personalizados

É comum que os escritórios contábeis tenham processos bem definidos, a fim de prestar um atendimento padronizado para a sua cartela de clientes. Porém, é essencial entender que as dores de cada público são distintas, logo, as suas necessidades também são diferentes.

Diante disso, o escritório deve ter como foco solucionar os problemas de cada consumidor, o que implica em desenvolver serviços personalizados. Na prática, isso agrega valor e aproxima o cliente da sua marca.

Escute o que o seu cliente tem a dizer

Conhecer a fundo o seu cliente é imprescindível para entregar um serviço e um atendimento que estejam devidamente alinhados ao perfil dele. Para tanto, é necessário se preocupar em ouvir o seu consumidor, o que permite entender o que ele pensa sobre a sua empresa.

Para isso, você pode realizar pesquisas de opinião e coletar feedbacks dados pelo seu público. Com essas informações em mãos, analise quais são os pontos positivos e negativos, definindo estratégias para trazer melhorias para a experiência do cliente.

Faça uso de recursos tecnológicos

As empresas que se adaptam à transformação digital têm mais facilidade para implementar uma experiência do cliente encantadora. Isso porque a tecnologia pode simplificar os processos de contabilidade, além de oferecer diferentes canais de comunicação para que o seu escritório esteja sempre conectado ao público.

Pensar e investir na experiência do cliente ajuda a manter o seu público sempre satisfeito com os seus serviços e atendimento, fortalecer a sua marca e construir um importante diferencial competitivo no mercado. Essa combinação de fatores atrai e fideliza clientes, além de impulsionar seus resultados e crescimento.

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