Deixe o seu trabalho no RH mais estratégico com essas dicas!
O trânsito é considerado um dos lugares mais estressantes quando falamos das grandes cidades. Você, inclusive, deve ter passado por algumas dessas situações nos últimos dias: ficar preso em engarrafamentos, pagar caro pra abastecer seu carro, lidar com transporte público atrasado, pegar ônibus errado, etc.
Agora, imagine como isso afeta o seu rendimento diário e dos seus colegas no trabalho?
Uma pesquisa feita pelo economista Guilherme Vianna, da Quanta Consultoria, mostra que o Brasil perde mais de R$ 267 bilhões em média por ano graças aos congestionamentos no caminho para o trabalho.
Além disso, mais de 9 milhões de brasileiros demoram mais de 1 hora para chegar ao trabalho, enquanto o tempo considerado ideal seria de 30 minutos. Um tempo que poderia ser convertido em renda, lazer, produtividade, estudo e saúde, não acha?
O trânsito consegue afetar negativamente a qualidade de vida dos trabalhadores e, por isso, é importante pensar em medidas que melhorem a locomoção dos profissionais da sua empresa. Pensando nisso, vamos discutir sobre as principais consequências de lidar com esse estresse todos os dias e trazer dicas de como o RH pode atuar diretamente nesse grande desafio de mobilidade!
Principais consequências do estresse no trânsito
Tempo
Já parou para medir quanto tempo cada trabalhador da sua empresa leva para chegar até o trabalho? A Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE, mostrou que os trabalhadores da região sudeste são os que gastam maior tempo médio por semana com o deslocamento de casa para o trabalho: 5,4 horas. Sendo o Estado do Rio de Janeiro o primeiro desse ranking com 6,7 horas.
Passar todo esse tempo em estado de alerta, tendo que lidar com imprudência no trânsito, acidentes ou ônibus cheios, colaboram muito para o estresse nos trabalhadores, afetando sua produtividade e até satisfação com o trabalho.
Produtividade
Uma pessoa que gasta muito tempo para chegar ao trabalho, enfrentará dificuldades para se concentrar. O estresse gera desmotivação, irritação, impaciência, afetando até as relações com outros colegas de trabalho. Conclusão: queda na produtividade.
Satisfação
Alguém que está constantemente estressado produz menos e é mais propício a ficar insatisfeito com o trabalho. Principalmente se associar sua experiência no deslocamento diretamente com a empresa. Para evitar isso, e assim reter mais os talentos, é preciso pensar como o RH pode intervir. Continue lendo para descobrir!
Como evitar o estresse no trânsito
O que o trajeto do trabalhador para a empresa tem a ver com o RH? A área de Recursos Humanos atua diretamente na gestão dos trabalhadores, seja em questões mais burocráticas, como no desenvolvimento e motivação dos profissionais.
Se um trabalhador enfrenta problemas para chegar ou voltar do trabalho e, como vimos anteriormente, isso afeta em sua qualidade de vida e nos seus resultados diários, o papel do RH é de tentar intervir e resolver esses contratempos para melhorar a experiência do profissional.
Por isso, vamos sugerir algumas estratégias e ações que você pode colocar em prática na sua empresa para que o trânsito não atrapalhe a saúde mental do seu time!
Escolher o melhor trajeto
O primeiro passo para melhorar a qualidade da mobilidade dos seus trabalhadores é ajudá-los a definir um bom trajeto casa-trabalho, que consiga diminuir o tempo dele no trânsito, reduzir a quantidade de ônibus que ele precise pegar ou até que diminua o seu gasto com transporte.
Procure o melhor caminho nos serviços de análise de rotas, além de diferentes opções de transporte e horário, para o seu trabalhador percorrer de sua casa até a empresa. Conversem e cheguem a um consenso sobre o que se adequa para a realidade de cada profissional e da empresa.
Caso você queira otimizar o seu tempo, sem perder a qualidade do trajeto escolhido, procure fazer uma roteirização em massa dos trabalhadores com uma plataforma profissional. Com ela você pode alocar os trabalhadores em diferentes unidades de forma inteligente ou até definir um trajeto estratégico para aqueles que precisam estar em vários lugares no mesmo dia.
Incentivar as caronas
É muito provável que os trabalhadores da sua empresa não saibam quais colegas fazem um trajeto semelhante ao deles. Imagina quantas vantagens poderiam surgir se eles soubessem?
Quem usa transporte público economizaria mais, levaria menos tempo para chegar ao trabalho e ainda conheceria melhor outros colegas. Quem dá carona contribuiria para o meio ambiente e também passaria a se aproximar mais do time.
Você, funcionário do RH ou DP, tem essa informação, do trajeto de cada trabalhador, em mãos. Caronas corporativas são uma ótima maneira de trazer mais qualidade de vida, satisfação e engajamento aos trabalhadores da sua empresa.
E como você pode fazer isso?
- Separe os colaboradores por bairros ou regiões próximas.
- Veja como cada um se locomove para o trabalho, pensando em horários próximos.
- Monte sugestões de grupos com os motoristas e suas caronas.
- Entre em contato com os trabalhadores e incentive as caronas corporativas, expondo os benefícios para todos os envolvidos.
Uma alternativa para colocar em prática essas ações, mas de forma automática e em massa, é com o aplicativo ABSMob. Ele incentiva os seus trabalhadores a adotarem essa ação por meio de cashback, sem trazer mais trabalho para o RH e deixando a gestão da mobilidade na palma da mão dos trabalhadores!
Mostrar novas formas de locomoção
Uma ação que pode atuar diretamente na melhoria da mobilidade corporativa dos trabalhadores da sua empresa é o incentivo a outras formas de locomoção. Bicicletas, patinetes, metrô são alternativas que ajudam a preservar o meio-ambiente, promovem a saúde e geram economia para o trabalhador e para a empresa.
Como a empresa pode incentivar? Primeiro, ela deve trazer as informações para todos. Orientar sobre os benefícios de cada tipo de transporte, como economizar, compartilhar relatos de quem já usa outros formatos de locomoção, são algumas maneiras de educar os trabalhadores.
Outra forma de fazer isso é criar grupos de pessoas que utilizam o mesmo transporte ou moram próximo, facilitando para que elas possam se conhecer e combinar de fazer o trajeto juntas. Pois em grupo as pessoas se sentem muito mais estimuladas e engajadas devido ao sentimento de pertencimento.
Além de tudo isso, é importante a empresa garantir suporte para adoção desses diferentes formatos de transporte. Por exemplo, quem vai de bicicleta para o trabalho precisa de um bicicletário disponível e um local para troca de roupas e banho. Faça um mapeamento do que é necessário providenciar para assegurar que seus trabalhadores tenham segurança e conforto na sua locomoção.
Implementar gamification
Gamification, ou gamificação em português, é uma técnica de trazer os elementos e a estrutura dos jogos para outros contextos. A intenção é tornar alguma atividade mais agradável, engajar os participantes e promover conexões.
E isso também pode ser feito para melhorar o trajeto para o trabalho! Então:
- Estabeleça metas a serem batidas. Como quantidade de economia ou de caronas.
- Defina prêmios para os que se destacarem ao atingir a meta.
- Deixe claro o desempenho e avanço de cada trabalhador nas atividades. Mande mensagens positivas e dê feedbacks de forma constante.
É possível implantar essas ações com o auxílio das tecnologias voltadas para melhorar a experiência do trabalhador. Assim, o RH consegue focar mais no planejamento e estratégia da área sem sobrecarregar suas atividades diárias. E o mais importante: tudo isso também colabora para a retenção dos talentos na empresa.
Se quiser saber mais sobre como atuar diretamente na experiência do colaborador é só falar com a gente! Continue acompanhando os conteúdos no nosso blog e entenda por aqui como funciona o Programa de Alimentação do Trabalhador.