A empresa que nunca teve algum dos erros operacionais que atire a primeira pedra.
Apesar de serem bem comuns, cometer muitos erros ou erros onerosos, podem prejudicar bastante a sua empresa e os negócios. É preciso evitá-los ao máximo, mesmo que isso pareça difícil.
Para entender melhor esse assunto, continue lendo este artigo que logo iremos esclarecer suas dúvidas.
Erros operacionais: o que são?
Os erros operacionais são aqueles ligados à logística. Podem ser bem rotineiros como esquecer de mandar uma mensagem, falhas constantes nos processos, informações pela metade, e por aí vai.
São todos os erros que atrapalham o dia a dia dos colaboradores, prejudicando a sua produtividade e resultados.
Principais erros operacionais
Existem os erros operacionais mais comuns, entre eles, estão:
Falta de planejamento logístico
Muitas empresas organizam seu planejamento sem seguir uma linha lógica, na maioria dos casos, seguem o famoso “vamos ver o que dá”.
Acontece que um planejamento que não tenha um norte nem é um planejamento de verdade, é apenas uma lista idealizada com conquistas – em sua maior parte inalcançáveis.
Outro fator que causa esse erro, é não contar com a tecnologia ao seu favor. Na atualidade existem uma infinita variedade de sistemas de logísticas prontos para serem usados, mas acabam sendo deixados de lado.
Comunicação falha
Comunicação precisa ser eficiente e rápida, não é à toa que a falha dela seja um dos erros operacionais.
Uma comunicação que demore e/ou que não passe as informações corretas prejudica o trabalho dos colaboradores, além de os desmotivá-los em relação a sua produção.
Sem automatização
Quanto mais automatizado o processo, mais rápido e eficiente ele é. Não usar a automatização é um grande erro operacional.
Afinal, falhas humanas são muito comuns, mas ter elas diariamente atrapalham muito o desenvolvimento da empresa e cria estresse entre os colaboradores, que ficam irritados com os erros uns com os outros.
Como evitar os erros operacionais?
É possível evitar os erros operacionais? Fazer isso não é fácil, mas sim, é possível evitar esses erros seguindo algumas dicas.
Plano de ação estruturado
Sabendo quais são as origens das falhas da empresa, você e sua equipe podem estruturar um plano de ação eficiente para acabar com essas falhas.
Todavia, é preciso estar bem ciente de quais são essas falhas antes de construir o plano. Então, estude bem a empresa, os seus processos bons e ruins.
Comunicação eficiente
Estabeleça com todos os colaboradores uma forma de comunicação unificada e explique quais falhas estão sendo cometidas, e do por que elas não podem ser feitas.
Assim, todo mundo estará na mesma página sem ter que se preocupar em passar informações erradas e incompletas.
A automatização é sua amiga
Use a tecnologia para a seu favor! Implementando softwares modernos, você não só diminui a porcentagem de erros, como melhora a produção da empresa.
Mas, se você acredita que não tem conhecimento suficiente para utilizar certas tecnologias uma ótima alternativa é a terceirização, especialmente do setor financeiro. Com ela, você ainda terá pessoas especialistas trabalhando nos processos, um grupo completamente focado naquelas tarefas.
Conteúdo criado e desenvolvido por Sevilha Contabilidade. Precisando de ajuda com a Terceirização Financeira? Conte conosco!