A oferta de benefícios flexíveis é um grande diferencial para as empresas porque traz resultados como maior retenção de talentos, engajamento e motivação no trabalho. Embora demandem mais investimento, também devemos considerar a geração de valor que eles proporcionam aos colaboradores e, consequentemente, ao clima organizacional.
Neste artigo, vamos esclarecer o que são benefícios flexíveis, indicar os que mais favorecem a qualidade de vida dos colaboradores e mostrar os impactos para a organização. Siga em frente com a leitura!
O que são benefícios flexíveis?
Cada indivíduo tem necessidades diferentes, e estas mudam conforme novas demandas surgem, antigas obrigações deixam de existir, entre outros fatores. Por isso, as empresas estão despertando para esta realidade: a entrega de pacotes de benefícios idênticos para todos os colaboradores não atinge mais os objetivos estratégicos de gestão de pessoas.
Nesse contexto, os benefícios flexíveis se mostram excelentes soluções. Por exemplo, os planos de saúde tradicionais não costumam contar com a cobertura completa de tratamentos psicoterápicos, fundamentais para uma equipe que vive uma rotina estressante.
Quais deles ajudam mais na qualidade de vida dos colaboradores?
Os planos de saúde são ótimos benefícios para quando é necessário verificar se está tudo bem com o organismo ou para remediar um problema que surgiu. No entanto, oferecer alternativas de prevenção é uma boa medida para garantir o bem-estar dos colaboradores.
A seguir, listamos quatro benefícios flexíveis que fazem a diferença na qualidade de vida da equipe.
Yoga
O yoga diminui o estresse e a ansiedade, melhora o sono e o condicionamento físico, alivia dores corporais, entre outros ganhos para a saúde. Além disso, colaboradores saudáveis produzem mais e passam menos dias afastados do trabalho. Ou seja, fora os benefícios para a equipe, esse investimento tem um retorno para a empresa também.
Ginástica laboral
A ginástica laboral é outra atividade que previne problemas de saúde. Seja para equipes que atuam no chão de fábrica, seja para quem está sempre no escritório, faz bem parar uns minutinhos para corrigir a postura, exercitar o corpo corretamente e deixar as atividades rotineiras — as quais, em longo prazo, podem levar a Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e outras doenças ocupacionais.
Home office
O trânsito é um problema sério em várias cidades brasileiras, o que prejudica o deslocamento do trabalhador. Então, um excelente benefício é dar aos colaboradores a oportunidade de trabalharem em modelo home office, ao menos em alguns dias da semana — desde que a atividade profissional permita. Além de não ter custo para a empresa, a atuação de forma remota ajuda a tornar os times mais produtivos.
Vale-terapia
A saúde mental é uma das questões mais delicadas no mundo do trabalho. Os crescentes índices de pessoas que sofrem de ansiedade e depressão no Brasil são um alerta, especialmente se levarmos em conta que muitos dos casos estão diretamente ligados à vida profissional. Conceder aos colaboradores um apoio financeiro para que busquem auxílio psicológico é um dos melhores benefícios flexíveis nesse cenário.
Como eles impactam o ambiente corporativo?
Como dissemos, o investimento em benefícios flexíveis representa um custo financeiro para as empresas. Porém, a redução de despesas provocadas pela alta rotatividade e pela baixa produtividade das equipes compensa o maior orçamento dedicado ao bem-estar dos colaboradores.
As empresas vêm dedicando mais recursos para ofertarem benefícios flexíveis aos colaboradores, inclusive como estratégia para se manterem competitivas no mercado e conseguirem reter seus talentos. Afinal, antes de aceitar uma proposta de trabalho, um profissional qualificado considera fatores que vão além do salário.
A ExMove está à disposição para ser sua parceira nesse processo! A empresa é especializada em soluções que trazem impactos diretos na mudança de hábitos e promovem mais saúde e bem-estar nas organizações. Entre em contato para saber mais!