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O que é employer branding? Saiba como aplicar essa estratégia

Quer construir uma reputação positiva da sua marca e atrair os melhores profissionais do mercado? Saiba como conseguir isso com o employer branding!

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Embora continue sendo muito importante, a remuneração não é mais o único requisito necessário para atrair os melhores talentos do mercado. Os profissionais da geração atual valorizam cada vez mais a proposta de valor das organizações, o que traz a necessidade de investir na construção de um employer branding.

É preciso apostar na marca empregadora, que transmita uma boa imagem para o público interno e externo. Ter uma reputação positiva entre os seus colaboradores e por quem já passou pelo seu ambiente de trabalho é a melhor propaganda que uma empresa pode ter para os seus processos seletivos.

Quer saber como construir uma marca empregadora de sucesso? Neste post, vamos abordar o que é e como aplicar essa estratégia na sua empresa. Confira!

O que é employer branding?

O employer branding é uma estratégia voltada para a construção e manutenção de uma reputação positiva das empresas. Diferentemente das estratégias de marketing tradicional, que visam os clientes, ela busca impactar os colaboradores internos e os profissionais disponíveis no mercado.

O objetivo do conceito de marca empregadora é mostrar que a empresa não é apenas um local de trabalho, mas também, um espaço que valoriza o bem-estar de todos e promove o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores a partir de experiências enriquecedoras.

Para tanto, a organização se inspira em práticas do marketing tradicional, com o intuito de reforçar e mostrar os valores defendidos e seguidos no ambiente de trabalho para o mercado. Isso inclui desde o uso de mídias sociais até a adoção de uma postura de divulgação de suas políticas internas. 

Qual a importância do employer branding?

De acordo com uma pesquisa da LiveCareer, 58% dos profissionais Millenials, que nasceram entre 1981 e 1995, e 53% da Geração Z, que nasceram entre 1995 e 2010, elegeram prestígio profissional como prioridade no trabalho.

O conceito de employer branding contribui, justamente, para a criação de estratégias que valorizam os profissionais e ajudam a reter talentos. Veja quais são as vantagens dessa prática.

Atrai e retém talentos

Se antes os profissionais trocavam o seu tempo e a sua experiência por uma remuneração financeira, atualmente, buscam um ambiente de trabalho mais atrativo, que ofereça bem-estar, valorização e oportunidades de crescimento.

Quando uma empresa oferece tudo isso e divulga as suas ações, a tendência é que desperte o interesse dos melhores talentos do mercado. O employer branding promove o estreitamento dos laços entre a empresa e o colaborador, reduzindo significativamente a rotatividade de pessoas.

Aumenta o volume de candidaturas

As estratégias da employer branding colaboram para a construção de uma reputação positiva da empresa no mercado de trabalho. O resultado disso é ter mais pessoas querendo se candidatar para os seus processos seletivos, o que facilita a identificação e a contratação de profissionais que estejam alinhados com os valores da organização.

Reduz custos com recrutamento

Em se tratando do lado financeiro, o conceito de marca empregadora ajuda na redução de custos dos processos seletivos. Isso porque a boa reputação da companhia colabora para a atração de profissionais qualificados e alinhados à empresa, o que diminui a necessidade de tempo e recursos para preencher as vagas abertas.

Gera mídia espontânea

Uma das propostas de uma marca empregadora é fazer melhorias focadas na satisfação dos seus colaboradores. Quando o seu público interno está plenamente satisfeito com o ambiente de trabalho, isso gera mídia espontânea, já que ele poderá falar bem da empresa para outros profissionais e, até mesmo, nas redes sociais, o que aumenta o alcance da empresa.

Como aplicar o employer branding em sua empresa?

Para construir um employer branding eficiente, é fundamental entender e valorizar a essência de sua marca, além de inserir o colaborador no centro de suas ações. Saiba como colocar esse conceito em prática.

Defina qual é a cultura da empresa

Em primeiro lugar, é preciso definir a sua cultura organizacional, que é a identidade da empresa, ou seja, seus valores, crenças e normas. Essa cultura deve servir para motivar e engajar os seus colaboradores, proporcionando a eles um ambiente de trabalho inspirador.

Depois de definida, a cultura da empresa deve ser propagada a partir de ações que a reafirmem diariamente no ambiente de trabalho para que se torne parte do DNA da sua equipe. Também é importante divulgar por meio dos seus canais de comunicação para que os seus valores cheguem ao maior número de pessoas possível.

Promova um clima organizacional de qualidade

Todo colaborador quer se sentir bem no seu ambiente de trabalho, uma vez que passa a maior parte do seu dia dentro da companhia, convivendo com os demais profissionais. Para isso, é recomendado manter o ambiente sempre limpo e organizado, além de fornecer todos os materiais e ferramentas necessárias para as atividades da sua equipe. 

Também é imprescindível disponibilizar canais de comunicação para que os seus colaboradores possam trocar informações de forma rápida e clara, o que evita conflitos internos.

Outro ponto extremamente relevante é abrir espaço para o diálogo, dando a oportunidade para que os profissionais expressem as suas ideias de melhorias para a empresa. Isso ajuda a criar um clima organizacional de qualidade, pautado pelo respeito e pelo bem-estar de todos. 

Nesse sentido, também é indicado investir em benefícios diferenciados, que melhorem a vida dos colaboradores dentro e fora da empresa. Entre eles, descontos em instituições de ensino e academias, vale-transporte, plano de saúde, sala de jogos e aplicativo de mobilidade urbana.

Dê oportunidades de crescimento

Se o profissional não vê perspectivas de crescimento em uma empresa, a tendência é que busque essa oportunidade em outra companhia. Para não correr o risco de perder talentos incríveis, você deve investir no desenvolvimento de seus funcionários.

Uma forma de fazer isso é criar um plano de carreira que realmente estimule o profissional a permanecer na sua empresa, além de oferecer treinamentos e orientações que ajudem na sua qualificação para que se mantenha alinhado às expectativas da organização.

Coloque os colaboradores como protagonistas da marca

Colaboradores satisfeitos acabam propagando a sua boa relação com a empresa para amigos e familiares, já que se sentem orgulhosos do seu ambiente de trabalho. Essa característica pode e deve ser aproveitada para potencializar o seu employer branding.

Desenvolvas campanhas de marketing internas colocando o colaborador como protagonista. Peça para que compartilhe as suas boas experiências e conquistas nas redes sociais da empresa, por exemplo.

Com as estratégias de employer branding apresentadas aqui, você pode construir uma imagem positiva no mercado, atrair e contratar talentos de alta performance. Para valorizar ainda mais a sua marca empregadora, é essencial contar com uma boa gestão de benefícios, que garante a entrega dos serviços ofertados ao colaborador de forma eficiente, em tempo oportuno.

Quer encantar o seu público interno? Saiba como melhorar a experiência do colaborador!

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