Por muitas décadas, o ambiente profissional foi visto apenas como um local voltado para a produção de bens ou serviços. No entanto, atualmente, a preocupação com a qualidade de vida no trabalho tem se tornado uma constante no dia a dia dos gestores de RH. Assim, implementar um programa de bem-estar corporativo se tornou uma necessidade geral.
Esse tipo de cuidado é fundamental para garantir que os colaboradores estejam não apenas seguros e saudáveis, mas também satisfeitos com o ambiente profissional em que estão inseridos. A curto e longo prazo, medidas voltadas para o bem-estar prometem melhorar os resultados da empresa, fazendo com que a equipe produza muito mais e melhor.
Mas afinal, como podemos fazer uma gestão adequada e implantar esse tipo de programa no dia a dia corporativo? Continue a leitura e confira 5 dicas imperdíveis para tornar o seu trabalho muito mais fácil nesse sentido!
1. Realize pesquisas de clima organizacional
O primeiro passo para implementar boas medidas de bem-estar corporativo é, sem dúvidas, realizar uma pesquisa de clima organizacional em sua empresa. Esse tipo de ferramenta auxilia o RH na descoberta de eventuais pontos a serem abordados, e assim, faz com que a organização tenha conhecimento plausível para sugerir e implementar ações que tragam resultados efetivos.
2. Mapeie os riscos ocupacionais
É de grande importância que o gestor de RH consiga mapear os possíveis riscos ocupacionais da empresa e trabalhar para reduzi-los. Questões como a ergonomia e o estresse sempre devem ser levadas em consideração, já que podem impactar negativamente a qualidade de vida e resultados da empresa.
3. Estimule os cuidados da equipe com a saúde
O próximo passo para caprichar na promoção de qualidade de vida no ambiente profissional é incentivar os colaboradores a se cuidarem mais e melhor. Isso pode ser feito por meio de ações que reforcem a importância desses cuidados, incentivem a mudança de hábitos, oferecem uma alimentação de qualidade e favorecem a prática de atividade física regular.
4. Ofereça benefícios importantes
Oferecer o incentivo para que esses cuidados sejam tomados com a saúde é importante, mas também é fundamental fornecer os meios para que isso seja feito. Grande parte das empresas já oferecem plano de saúde para seus colaboradores, e uma boa dica é ir além: realize ações e programas que contribuam ainda mais para que a qualidade de vida no ambiente profissional cresça, envolvendo todo o time interno e gerando grandes resultados.
5. Dê atenção à infraestrutura do ambiente profissional
Por fim, não há como implementar um programa de bem-estar corporativo se não existe a infraestrutura necessária para tal. Cuidar da segurança, ergonomia e fornecer um ambiente propício para a execução das funções do profissional, por exemplo, é essencial para que todos os colaboradores se sintam confortáveis em seu ambiente de trabalho.
Como podemos observar, implantar um programa de bem-estar corporativo é algo que demanda uma série de mudanças estruturais no ambiente de trabalho, mas nenhuma delas é algo impossível de ser feito. Com foco na humanização e uma certa paciência, é possível fazer com que a qualidade de vida de toda a equipe seja melhorada e com que os resultados da empresa também sofram impactos positivos!
Para mais informações sobre políticas de bem-estar para colaboradores ou para tirar suas dúvidas sobre esse tema, basta entrar em contato com a Exmove!
Esse texto foi escrito pela Exmove: Colaboradores com qualidade de vida, saúde, bem-estar e felicidade= Empresa com resultados positivos! Conheça hoje mesmo.