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6 dicas de como diminuir a rotatividade de trabalhadores da sua empresa

Quer evitar custos com demissão e uma má reputação para a sua marca empregadora? Veja 6 ações fundamentais para diminuir a rotatividade de colaboradores!

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O entre e sai de colaboradores da sua empresa gera uma série de malefícios, como alto custo com a contratação e desligamento de novos profissionais e o comprometimento de sua marca empregadora no mercado. Diante desse perigo, é imprescindível entender como diminuir a rotatividade de trabalhadores, o que permite atrair e reter talentos.

Embora seja um fator importante, apenas oferecer uma boa remuneração não é o suficiente para manter os seus colaboradores engajados e dispostos a continuar trabalhando para a sua empresa. Esse engajamento depende de uma combinação de fatores, como motivação, clima organizacional e oportunidades de desenvolvimento profissional.

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste post, vamos abordar as melhores dicas para diminuir a rotatividade de funcionários da sua empresa e construir um time imbatível. Confira!

Quais são as principais causas da rotatividade no trabalho?

Quando os funcionários optam por se desligar da sua empresa, é sinal de que estão insatisfeitos com o ambiente de trabalho. Essa insatisfação pode estar relacionada a diferentes razões, que devem ser identificadas o quanto antes para que sejam combatidas com maior eficiência.

Veja, a seguir, quais são as principais causas de alta rotatividade nas organizações.

Favoritismo dentro da equipe

Tratar todos os colaboradores de forma igual é uma regra básica para o sucesso de qualquer negócio, mas nem sempre é assim. Há muitos casos em que os chefes desenvolvem proximidade com um ou mais funcionários, e acabam os beneficiando em diferentes situações.

Os demais colaboradores não demoram muito para perceber o tratamento preferencial dentro da equipe, o que gera uma enorme desconforto e insatisfação. Nessas circunstâncias, aqueles que não são tratados com privilégios passam a acreditar que não importa o quanto se esforcem, pois os méritos sempre ficarão os trabalhadores favoritos dos seus chefes.

Conflitos internos

Um ambiente de trabalho cheio de conflitos é tóxico, afeta a saúde mental dos profissionais e os leva a pedir demissão. Esses conflitos podem vir desde por conta de um líder com comportamento inadequado, e que faz cobranças absurdas, até por causa da falta de transparência na comunicação organizacional.

Se a empresa não deixa claro quais são os objetivos que pretende alcançar, quais são as atividades que fazem parte das responsabilidades de cada cargo, qual o comportamento esperado no dia a dia, a tendência é que os profissionais não atinjam aquilo que se espera deles. Isso os coloca em conflito e estresse com a organização.

Políticas de desenvolvimento insatisfatórias

Não ter perspectivas de crescimento reduz a motivação e o entusiasmo de qualquer profissional. Ao notar que a empresa não tem um plano de cargos e salários e não oferece oportunidades de crescimento, o colaborador se sente frustrado e poderá abandonar a organização assim que receber uma proposta de trabalho em um local em que possa crescer profissionalmente.

Falta de reconhecimento

A falta de reconhecimento pelas conquistas alcançadas ou de avaliações periódicas com feedbacks que o ajudem a se aperfeiçoar continuamente contribui para que o profissional se sinta desvalorizado e sem vontade de dar o seu melhor. O resultado disso é a queda da sua produtividade e o desejo de trabalhar em uma empresa que reconheça o seu empenho.

Como diminuir a rotatividade de trabalhadores?

Para reduzir a taxa de rotatividade de trabalhadores na sua empresa, é preciso investir em um conjunto de práticas que engajem a equipe com o ambiente de trabalho. Isso inclui proporcionar um clima organizacional saudável e gerar oportunidades de crescimento. Acompanhe, a seguir, dicas indispensáveis para a retenção de talentos.

1. Aprimore o processo de recrutamento e seleção

Tudo começa pelo processo de recrutamento e seleção, que é quando a empresa deve selecionar os profissionais que sejam mais compatíveis com as funções dos cargos disponíveis e os seus objetivos organizacionais.

Um recrutamento mais criterioso é fundamental para contratar pessoas que realmente se identificam com a empresa e, consequentemente, terão mais facilidade para se adaptar ao ambiente de trabalho. Mais do que avaliar as habilidades técnicas dos candidatos, é recomendado analisar as suas características comportamentais.

Assim, é possível entender se têm o fit cultural desejado, ou seja, a capacidade de se adaptar aos valores e propósitos da organização. Uma forma de facilitar essa busca é por meio do uso de plataformas tecnológicas que filtram currículos e o perfil profissional ideal para cada tipo de vaga.

2. Desenvolva uma cultura colaborativa

Participar de uma cultura colaborativa e inclusiva, em que os colaboradores contribuam para o crescimento uns dos outros, aumenta a motivação da sua equipe e a vontade de permanecer na sua empresa. De forma simples, a cultura colaborativa consiste em desenvolver ações que promovam a integração entre os profissionais.

Isso permite que troquem experiências e melhorem a sua performance, tanto individual quanto coletiva. Para tanto, é indicado realizar eventos e treinamentos e corporativos que estimulem a interação entre os colaboradores, oportunizem a troca de conhecimentos e tornem o ambiente de trabalho mais acolhedor.

3. Ofereça benefícios diferenciados

Os benefícios corporativos são ótimos motivacionais, pois agregam valor à remuneração oferecida aos colaboradores. Inclusive, eles são um diferencial para atrair talentos no processo de recrutamento e seleção.

Partindo desse princípio, é necessário investir em benefícios diferenciados e que, de fato, colaborem para a qualidade de vida e bem-estar do trabalhador, fazendo com que valorizem a empresa.

Além dos já tradicionais vale-refeição, assistência médica e vale-transporte, pode-se oferecer participação nos lucros, descontos em parcerias comerciais, auxílio-creche, vale-cultura, auxílio academia, bolsa de estudo e horário flexível, por exemplo.

4. Crie um plano de carreira

A ausência de um plano de carreira faz com que os profissionais se sintam perdidos e sem perspectivas de crescimento dentro da organização. Segundo uma pesquisa da Randstad, consultoria global de Recursos Humanos, 77% dos trabalhadores brasileiros acreditam que a progressão de carreira é o ponto mais importante a ser avaliado na hora de escolher um emprego.

Sendo assim, para diminuir a rotatividade de trabalhadores, é preciso criar um plano de carreira que os direcione sobre quais passos devem seguir para crescer profissionalmente na empresa. Deixe claro o que é necessário fazer para ser promovido e quais tipos de benefícios podem ser alcançados.

É crucial que esse plano não seja apenas um discurso, mas sim, algo que é colocado em prática e estimula os colaboradores a se desenvolverem cada vez mais.

5. Invista em mobilidade corporativa

Encarar horas de trânsito para chegar até a empresa afeta diretamente o humor dos colaboradores, causando um estresse que prejudica a sua produtividade e relacionamento com os colegas de trabalho. Investir em mobilidade corporativa é uma boa opção para lidar com esse problema.

Por mobilidade corporativa, entende-se todo o tipo de deslocamento que ocorre por motivos de trabalho, como o trajeto de casa para a empresa ou para reuniões de negócios. Adotar estratégias que facilitam o deslocamento do trabalhador até a organização melhora consideravelmente a sua qualidade de vida.

Nesse sentido, a tecnologia é uma poderosa aliada, já que você pode implementar e incentivar o uso de aplicativos que ajudem os colaboradores a escolherem as melhores rotas para o trabalho e compartilhar carona, por exemplo. Essa iniciativa simples traz grande resultados para o engajamento e a retenção de profissionais.

6. Melhore o clima organizacional

Todas as dicas citadas acima só terão efeito se a empresa oferecer um clima organizacional agradável e saudável para os seus funcionários. Afinal, isso promove a comunicação, desenvolve senso de equipe e incentiva a sociabilização entre os colaboradores, melhorando a relação entre todos os níveis hierárquicos.

Primeiramente, há que se fazer uma pesquisa de clima organizacional para entender quais são os principais pontos de insatisfação da sua equipe. A parti daí, deve-se adotar estratégias para revertê-los, como estimular o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, dar feedbacks, propor metas reais, oferecer flexibilidade de horários, dar treinamentos e investir em bem-estar.

Com as estratégias certas, você saberá como diminuir a rotatividade de funcionários. Dessa forma, tornará possível economizar custos com demissões e processos seletivos, formar uma equipe engajada e construir uma marca empregadora de sucesso, que desperte o interesse dos demais profissionais do mercado de trabalho.

A VR Mobilidade oferece soluções tecnológicas que ajudam a combater a alta rotatividade, como o ABSMob, que é um aplicativo completo de mobilidade corporativa que possibilita a escolha da melhor rota para chegar até a empresa. A solução, baseada em robotização e inteligência artificial, contribui para a sustentabilidade e qualidade de vida dos seus profissionais.

Quer conhecer melhor as nossas soluções? Entre em contato com a gente e entenda como impactamos a sua empresa!

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